Evento discute os desafios do jornalismo na atualidade

O V Simpósio Informe-se de Jornalismo será realizado nos dias 20 e 21 de setembro no Câmpus V da PUC Goiás para discutir a profissão na atualidade. O evento é promovido pelo Centro Acadêmico de Jornalismo da instituição, e possui como tema Desafios e responsabilidades do jornalismo contemporâneo.

O evento conta com a participação de profissionais de diversos veículos e plataformas, como rádio, TV, jornal impresso e websites, que vão auxiliar as discussões de temas relacionados à prática jornalística. Com vinte anos de profissão, a jornalista Adriana Couto fala sobre  “Jornalismo cultural na defesa da representatividade”. Adriana tem como base de sua formação a cultura, educação e sustentabilidade e atualmente apresenta o programa Metrópolis, da TV Cultura.

O jornalista Tom Bueno, repórter do Domingo Show, da Record São Paulo retorna pelo segundo ano consecutivo e discutirá as contribuições do jornalistas ao palestrar sobre “Jornalismo engajado: ser jornalista é uma missão?”. Palestras, mesas-redondas e rodas de conversa integram os estudantes às experiências cotidianas no mercado de trabalho, em busca de coberturas mais plurais, representativas e responsáveis.

O evento foi construído considerando as diversas plataformas e editorias em que o jornalismo pode atuar. “Tivemos a preocupação de convidar profissionais que atuam na televisão, na rádio, no jornalismo online e também fora das redações, na assessoria de imprensa”, explica o presidente do Centro Acadêmico, Lucas de Godoi. “Tenho certeza de que as atividades serão ricas e de muito aprendizado”, complementa.

O simpósio é aberto para estudantes da Escola de Comunicação da PUC Goiás, estudantes de outras instituições públicas e privadas da capital e a toda sociedade. O evento acontece no Teatro PUC, localizado no Câmpus V da PUC Goiás, nos períodos matutino e noturno, conforme o cronograma.

Para os estudantes que necessitam de certificação, é necessário se inscrever com antecedência pelo site https://www.sympla.com.br/v-informe-se-de-jornalismo-da-puc-goias__350886, enquanto que os demais possuem entrada franca.