Evento discute estratégias para evitar suicídios

Discutir estratégias para prevenção dos suicídios entre crianças e adolescentes. Este foi o desafio do I Simpósio Goiano de Atenção a Criança e ao Adolescente: Um Olhar Atento à Ideação Suicida, organizado pelo Centro Acadêmico de Psicologia da PUC Goiás e o Capsi Água Viva, único especialista em crianças e adolescentes em Goiânia. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 29, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da universidade.

A programação reuniu profissionais e estudantes da área da saúde e teve como grande destaque a presença da Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, professora Maria Júlia Kovacs, da Universidade de São Paulo. Ela falou sobre o trabalho que realiza em um núcleo específico para estudos sobre a morte. O objetivo foi preparar os profissionais para lidar com os desafios das famílias com crianças e adolescentes com ideação suicida.

“Nós buscamos trazer esse debate para a universidade e pensar em como formas de manejo e prevenção”, explicou Edvaldo Junio da Silva, do Centro Acadêmico e um dos idealizadores do evento. Ele falou da importância de divulgar para as famílias os sinais que podem mostrar um possível risco suicidas, como isolamento, mudança de comportamento. “Nestes casos, a família precisa buscar ajuda de um profissional de saúde, de um psicólogo”.

Além da palestra, também foram realizadas rodas de conversa com representantes dos conselhos regionais de Psicologia, Medicina e Enfermagem sobre a questão ética no atendimento do suicídio e  depois sobre a rede de assistência oferecida pelo serviço público na capital.

 

Fotos: Wagmar Alves