Evento celebra centenário de Paulo Freire

Para celebrar o centenário de Paulo Freire, patrono da educação no Brasil, a Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás promove   uma programação especial, de 13 a 17 de setembro, com o tema Educação como prática da liberdade.

Os eventos híbridos, que acontecerão na escola e serão transmitidos no YouTube, vão trazer diversas questões levantadas pelo educador e filósofo brasileiro, que completaria 100 anos no próximo dia 19 de setembro. Além disso, a Escola recebe uma exposição sobre a vida e obra de Paulo Freire.

A abertura, no dia 13, será uma conferência com o prof. dr. Miguel Gonzales Arroyo, da UFMG, no YouTube da PUC Goiás, às 19h15. Ele vai refletir sobre o tema principal da programação.

“Comemorar os 100 anos de Paulo Freire é rememorar a história e a memória desse educador brasileiro em favor de uma luta por processos com menos exclusão e menos desigualdade social, a favor de educação libertária”, afirmou o diretor da Escola, professor Romilson Martins Siqueira.

A expectativa é que o evento mobilize toda a universidade. Segundo o professor Romilson, a obra de Paulo freire permeia os projetos pedagógicos da PUC em vários cursos e a programação permite que estudantes e professores conheçam mais sobre o patrono brasileiro. “Paulo Freire trabalhou um projeto político de sociedade por meio da educação, em que a leitura e a escrita compõem processos de cidadania e de emancipação”.

A programação do evento está disponível no link abaixo.