Estudantes têm acesso gratuito à plataforma de educação financeira do Santander Brasil

O curso de inclusão de jovens negros e de baixa renda no sistema financeiro nacional caminha para sua segunda etapa neste semestre. Denominada Diversiprática, fruto de uma parceria entre a PUC Goiás e o Santander Brasil, a iniciativa social beneficia 50 acadêmicos selecionados pela Coordenação de Assuntos Estudantis da universidade que, desde maio deste ano, estudam em regime remoto diversas disciplinas relacionadas ao universo das finanças.

Durante a primeira etapa, as aulas ocorreram a distância, em plataforma virtual, e abordaram temas como matemática financeira, conceitos básicos de economia, princípios de investimento, instrumentos de renda variável e renda fixa, direitos humanos, entre outros.

Ainda em andamento, o projeto entra agora em uma etapa importante: os cursistas estão se preparando para a prova que concede a CPA 10, certificação obrigatória para os profissionais que atuam no mercado financeiro e/ou com a distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento. Para proporcionar uma revisão dos conteúdos estudados durante o curso, o Santander permitiu o acesso ao seu próprio sistema e uma novidade é que o banco parceiro arcará com as inscrições dos cursistas que alcançarem o desempenho de 80% em seus simulados on-line.

Nessa perspectiva, a coordenadora do Programa de Direitos Humanos (PDH) da universidade, profa. Núbia Simão, avalia o impacto deste projeto na vida dos jovens, que vai muito além da qualificação profissional. “Agora o Santander abriu uma plataforma para fazer simulados e aulas extras com o objetivo de preparar os estudantes para essa etapa. A CPA 10 é uma certificação muito importante, principalmente, quando pensamos que a comunidade negra e parda é tradicionalmente excluída do setor de finanças no Brasil”, pontua.

De olho no mundo do trabalho

Com foco nos estudos, os cursistas aproveitam o acesso à escola do banco para aprofundar o conhecimento adquirido. Tawanny de Oliveira Lacerda, acadêmica do 6º período do curso de Ciências Contábeis busca materiais extras na internet para se aperfeiçoar no tema, faz upload de conteúdos afins, assiste vídeo aulas e participa de grupos no aplicativo de mensagens Telegram, para interagir com outros alunos que também almejam a certificação.

“O mercado financeiro é extremamente importante e o curso vem me ajudando na minha graduação, pois é uma área que gosto e desejo atuar. Com a iniciativa aprendi conceitos que antes eram desconhecidos e me despertou ainda mais o interesse para a área financeira”, reflete a estudante.

Já o acadêmico do curso de Administração, José Mateus Soares Nunes, faz estágio na área e avalia que a constante atualização por meio dos estudos é importante para construir uma carreira no ramo bancário. “O curso me ajuda como uma ponte para conseguir a certificação e, assim, ingressar em importantes instituições financeiras. Tenho objetivo de concluir meu estágio e, futuramente, ocupar a função de assistente e gerente, me qualificando cada vez mais para o mercado financeiro”, almeja.

A coordenadora de Extensão da PUC, profa. Denize Daudt, reforça que mesmo neste momento de pandemia a universidade não parou e, buscando se adaptar às demandas do contexto atual, disponibilizou as aulas on-line por meio da sua plataforma Teams, que foram ministradas basicamente pela equipe de profissionais do Santander. No âmbito institucional, a parceria envolve a participação do Programa de Direitos Humanos (PDH) e do Programa de Extensão Afrobrasileiro (Proafro), ambos ligados à extensão.