Estudantes e professores discutem desafios da deficiência intelectual na educação

Conviver com o diferente é característica fundamental para educadores. Cada vez mais, a sociedade espera que a escola seja um espaço integrador e isso exige que os professores e os profissionais da área saibam a melhor forma de trabalhar a questão.

Um dos temas possíveis dentro da discussão, a deficiência intelectual ou cognitiva será a pauta de mais uma edição do Ciclo de Debates – Diálogos, hoje, a partir das 9 horas. O evento é promovido pelo Programa de Referência em Inclusão Social (Pris) da PUC Goiás, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da universidade, no Setor Leste Universitário.

“Muitos de nós não entendemos o que é a deficiência intelectual e o que nós podemos fazer para possibilitar o desenvolvimento dos alunos”, afirma a coordenadora do Pris, profa. Márcia Curado.

Segundo a coordenadora, o tema é relevante porque pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva podem apresentar dificuldades na resolução de problemas, na compreensão de ideias abstratas e até mesmo no relacionamento interpessoal. A deficiência intelectual pode ser causada por inúmeros fatores, como as alterações gênicas e desordens do desenvolvimento embrionário, por exemplo. Entre alguns dos tipos conhecidos estão alterações como a Síndrome de Down, a Síndrome do X-Frágil, Síndrome de Prader-Willi e a Síndrome Williams.

Para trabalhar o tema, a universidade irá receber a psicóloga e psicopedagoga Maria Paula Villela Marquez, da Apae Goiânia. Gratuito, o evento é voltado a estudantes dos cursos de licenciatura da universidade, professores dos diversos cursos da instituição e funcionários das secretarias Municipal e Estadual de Educação. A inscrição deve ser feita no local.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.