De olho no futuro: estudantes da rede pública cursam disciplinas da PUC

Uma iniciativa que abre a possibilidade de intercâmbio com escolas de Ensino Médio tem feito a diferença na vida dos alunos da rede pública, em especial, do Colégio Estadual Pré-Universitário (CEPI). Em parceria com a PUC Goiás, a escola acolhe o Projeto Eletivas, que oferece cursos de Programação Básica, Transporte Aéreo, Horta na Escola, Mídias Digitais, além de Estágios Obrigatórios, ministrados por docentes e estudantes da universidade, envolvendo diversos cursos de graduação.

Para marcar o início das atividades deste semestre, a PUC Goiás recebeu os professores e estudantes do CEPI na manhã desta quinta-feira, 24, no Auditório 1 da Área 2 para partilhar informações gerais sobre o projeto.

É importante destacar que a ação ocorre dentro do Projeto PUC Portas Abertas, que tem o objetivo de aproximar os jovens do ensino superior e mostrar as oportunidades de ingresso e permanência que a instituição oferece.

“O CEPI, por ser uma escola muito próxima geograficamente, é beneficiada pelo Projeto. Aproveitamos este espaço que a escola nos abre, para levar ao aluno informações sobre o que é uma universidade de qualidade, quais as bolsas de incentivo e mostrar que este estudante pode ser nosso futuro aluno”, explicou a profa. Thelma Perini, da Comissão de Admissão Discente.

Profissão à vista

Neste primeiro semestre, 116 estudantes do CEPI assistem às aulas dos cursos mencionados. Os temas, que abordam conteúdos extracurriculares, têm despertado vocações e o interesse dos jovens para dar continuidade aos estudos, por meio de um curso de graduação.

Nicolle Verissimo, 16, e José Henrique Bispo, 17, estão entre os jovens contemplados pelo projeto. Eles são alunos do 3º ano e participam do curso de Transporte Aéreo, ministrado pelo coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC, prof. Salmen Bukzem.

Por envolver a aviação e diversos temas que são inéditos no seu cotidiano, a disciplina tem instigado os jovens a buscar caminhos profissionais: Nicolle pretende fazer o curso de Ciências Aeronáuticas na PUC Goiás e José almeja o curso Psicologia. Apesar de ser uma disciplina diferente do seu foco, o estudante pretende sair da zona de conforto e ampliar sua visão de mundo.

“Quanto mais conhecimento a gente tem, mais conhecemos o ambiente a nossa volta. Saber como funciona o espaço aéreo brasileiro e os seus limites é interessantíssimo. Quero seguir em outra área, mas estou buscando novos conhecimentos”, opiniou.

Oportunidades

O evento foi prestigiado pelo diretor do CEPI, Pedro Soares de Oliveira, que enfatizou a importância da parceria entre o poder público e a universidade a fim de atender demandas que o Estado não consegue alcançar, entre elas, a oferta de disciplinas eletivas, que auxiliam os estudantes a terem êxito no Enem e, consequentemente, possibilitar o ingresso no ensino superior.

Os jovens também receberam palavras de acolhida da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, profa. Milca Severino, que fez uma avaliação sobre o impacto do projeto na vida dos estudantes e, também, sua importância para a instituição.

” É uma experiência extraordinária, temos recebido vários estudantes de vários colégios e para nós é um prazer. Quero deixar um recado para nossos estudantes de Ensino Médio, da rede pública e privada, para que acolham o convite da PUC e venham nos conhecer. A instituição está serviço da sociedade, defendendo a ciência e o conhecimento. Sejam todos muito bem-vindos à PUC Goiás”, incentivou.