Estudantes do curso de Relações Internacionais participam de congresso no Rio de Janeiro

Cinco alunos do curso de Relações Internacionais da PUC Goiás participaram do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN), promovido pelo Ministério da Defesa.

O evento aconteceu na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de agosto a 02 de setembro deste ano.

Estiveram presentes: Alana de Paula Rezende, Ana Carolina Simões Barros, Gustavo Queiroz Machado Matos, Kleuber Alves Amorim e Laura Dantas Mendes, que, na ocasião, apresentaram o trabalho intitulado “Entre o canário e o dragão: as relações econômicas e armamentistas no entorno estratégico brasileiro (2005-2021)”, que foi orientado pelo professor Giovani Hideki Chinaglia Okado.

O responsável por acompanhar os alunos foi o coordenador do curso, professor Danillo Alarcon, que considerou a participação dos alunos muito positiva, especialmente por demostrar o interesse pela pesquisa no curso de Relações internacionais da PUC Goiás, única instituição de nível superior do estado de Goiás presente nesta edição do evento.

Um dos objetivos do CADN é promover a interação entre estudantes e professores das escolas militares e das Instituições de Ensino Superior civis, a promoção de temas relacionados à segurança e à defesa nacional e a difusão das questões de defesa para a sociedade brasileira.

Na oportunidade, os alunos puderam vivenciar a rotina da AMAN, que é a instituição de ensino superior que forma os oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro, bem como debater a questão da Ucrânia no cenário internacional, um dos conflitos mais relevantes para as relações internacionais contemporâneas.

Ainda na programação do evento, que contou com palestras e apresentação de trabalhos, houve uma exposição sobre os conflitos que marcaram o processo brasileiro de independência.