Estudantes de Psicologia realizam roda de conversa sobre Comunicação Não Violenta

Estudantes do 5 º período do curso de Psicologia promoveram na manhã desta segunda-feira,19, uma roda de conversa sobre Comunicação Não Violenta (CNV), destinada aos professores, direção e coordenação do CEPI José Honorato.

A atividade integra o projeto pedagógico da disciplina Prática e Pesquisa em Psicologia Escolar e Educacional, lecionada em 2023/1. Ao longo do primeiro semestre, os acadêmicos fizeram observações e entrevistas, bem como uma escuta atenta da realidade escolar. O trabalho foi supervisionado pela docente da disciplina, profa. Luciana Novais.

“Inicialmente, foi realizada uma dinâmica com os professores, na qual cada um tinha a oportunidade de expressar frases um para o outro. Em seguida, perguntaram como cada um se sentiu após essa experiência. Após uma conversa participativa, os alunos apresentaram o conceito da CNV e os estágios para aprimorá-la, como aprender a observar, expressar sentimentos e identificar necessidades, entre outros aspectos. Além disso, discutiram as boas práticas de comunicação, chegando a conclusões relevantes. Ao final, os professores agradeceram e ressaltaram a importância do tema para a convivência geral na escola”, relatou Luciana.

(Foto: Arquivo profa. Luciana Novais)