Estudantes de Medicina trabalharão com populações vulneráveis

Os estudantes de Medicina da PUC Goiás criaram a Liga Acadêmica de Saúde das Populações em Vulnerabilidade Social voltada para a atenção às pessoas em risco social. O primeiro evento da liga será nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6 de novembro, das 19h às 22 horas, no canal da instituição no Youtube. O objetivo é abordar a temática e selecionar voluntários para o trabalho da Liga, que lidará diretamente com as populações que vivem nos lixões e também aos travestis e trans que vivem nas ruas de Goiânia.

No dia 5, às 19 horas, a nutricionista e doutora Estelamaris Tronco Monego irá falar sobre o tema Ética da vulnerabilidade e o significado desse termo para os diferentes grupos sociais. Na sequência, o médico Eduardo Hiroshi Tikazawa abordará o tema Medicina em áreas de invasão. No segundo dia, o médico que trabalha com voluntariado, Luiz Vilanova, falará sobre Expedição médica no sertão nordestino, seguido do médico e mestre em Saúde Coletiva, João Roberto Cavalcante, que falará sobre Saúde de populações refugiadas.

A liga, presidida pelo estudante Gustavo Modesto, vai abordar a saúde das populações vulneráveis a partir de suas realidades sociais. “Vamos ouvir a realidade delas para buscar que o direito seja garantido”. A jornada valerá como curso introdutório, que será seguido de prova de seleção para os novos membros.

Segundo a direita de eventos da Liga, a acadêmica Lara Sousa Siqueira, os contatos com os grupos escolhidos serão realizados ainda este ano. “Nossa atual realidade afetou ainda mais aqueles que já estavam sujeitos à vulnerabilidade social. Mas faremos essas ações de acordo com todas as medidas de segurança e higiene, assegurando EPIs a todos”, explica ela, informando que serão realizadas capacitações anteriores às ações de atendimentos.

Além de Gustavo e Lara, compõem a diretoria da Liga Levy Alves (vice-presidente), Pedro Paulo Rodrigues (diretor científico), Alícia Araki (diretora de ensino), Milena Porto (diretora de extensão), Giovana Martinez (diretora financeira), Wanessa Pimenta (secretária) e Ana Beatriz Silva (diretora de marketing).