Estudantes de Design desenvolvem jogos de tabuleiro inédito com foco educativo e comercial

Na manhã desta terça-feira, 17 de junho, a Incubadora da PUC Goiás se transformou em um espaço de criatividade, inovação e muito aprendizado. Estudantes dos 1º, 2º e 3º período do curso de Design apresentaram os resultados de um projeto desafiador: a criação de jogos de tabuleiro com fins comerciais e educativos. Ao todo, foram expostos 15 projetos, resultado da disciplina Integradora Fundamentos – Módulo Amarelo.
O trabalho teve como base a metodologia de projeto desenvolvida por Bruno Munari, amplamente reconhecida no campo do Design. Segundo a professora Zenilda Alexandria, que atua tanto no curso de Design quanto no de Arquitetura, a escolha por essa metodologia teve como objetivo ensinar os estudantes, desde o início do semestre, a desenvolver um projeto de forma estruturada, passando por todas as etapas, da identificação do problema até a solução final.
“Eles passaram pelos 12 passos, aula por aula, aplicando a metodologia de forma prática, mesmo sendo uma disciplina de caráter teórico e quiseram completar o ciclo fabricando os jogos. Isso garantiu que todos os projetos tivessem uma base sólida de desenvolvimento”, destacou a professora.
Além da orientação da professora Zenilda, o projeto contou com a participação ativa dos professores Luciana Japiaussú, Nancy de Melo e Rodrigo Fidelis. Para a professora Nancy, o resultado surpreendeu a equipe docente pelo nível de engajamento e criatividade dos alunos.
“O mais incrível é que tudo isso foi desenvolvido dentro da carga horária normal da disciplina, com apenas duas horas-aula por semana. Os estudantes não só projetaram, como também produziram os jogos físicos”, contou.
Entre os destaques da apresentação está o jogo Leilão de Bellagio, desenvolvido pelas estudantes Maria Júlia Zacarias Nogueira Reis e Isabela Bandeira. O objetivo do projeto é promover o ensino de História da Arte nas escolas, apresentando diferentes obras de arte de todo o mundo, como a Monalisa, e movimentos artísticos de forma lúdica e interativa. “Vimos que muitas escolas têm carência desse conteúdo. O nosso jogo busca justamente preencher essa lacuna de um jeito divertido”, explicou Maria Júlia.
Outro projeto que chamou atenção foi o Labirinto do Guará, criado pelas estudantes Luane Xavier e Maressa Queiroz, ambas do terceiro período. O jogo explora a história de Goiânia, seus monumentos históricos e a estética Art Déco, com foco no público infanto-juvenil. “Fizemos questão de produzir tudo de forma manual, desde as cartas até o tabuleiro, para dar esse aspecto artesanal. Seria legal se as crianças pudessem aprender mais sobre a história local de maneira divertida e diferente”, disse Luane.
A qualidade dos trabalhos apresentados abriu novas portas para os estudantes. Os jogos, por exemplo, serão levados para um evento da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), ampliando ainda mais a visibilidade dos projetos.
A atividade reforça o compromisso do curso de Design da PUC Goiás com metodologias ativas de ensino, que colocam os alunos como protagonistas do processo criativo e de aprendizagem. “Mais do que desenvolver um produto, eles aprenderam a importância de seguir uma metodologia de trabalho, corrigir erros ao longo do processo e chegar a um resultado de qualidade”, finalizou a professora Zenilda.