Estudantes da PUC criam higienizadora de produtos

Finalista de concurso voltado para inovação na área de saúde, o projeto de uma higienizadora foi desenvolvido por estudantes em busca de soluções para facilitar a vida da sociedade na pandemia do novo coronavírus. A Higisave, como foi batizada, foi criada pelos estudantes de Engenharia da PUC Goiás, Enzo Francesco de Cicco e Camila Garavella, e do pós-graduando em Manutenção Industrial do Senai, Igor dos Santos.

O projeto foi escolhido entre os 5 melhores apresentados no 1º Ideathon IPE Lab – Soluções Inovadoras em Prototipagem para Saúde da UFG. No total participaram 53 projetos. A etapa final foi realizada em agosto.

Iniciativa própria dos estudantes, segundo Enzo, a higienizadora surgiu da necessidade de higienizar sistematicamente todos os itens, objetos e alimentos, que entram em casa para evitar a propagação da Covid-19. “A ideia surge de uma questão prática do cotidiano: o risco de contaminação decorrente do cansaço e da falta de tempo para realizar a higienização completa e correta dos produtos”.

O grupo criou um novo aparelho de uso doméstico sempre visando a maneira mais democrática da produção à montagem para atingir a maior parcela da população possível. A higienizadora limpa alguns produtos a partir de uma pequena bomba elétrica que asperge o líquido sanitizante em seu interior, onde se encontram os objetos.

O projeto reduz o tempo gasto para a higienização – feita pela máquina – e mantém a saúde da pele das mãos, pelo menor contato com o líquido de limpeza. Enzo explica que o formato, por ser de fácil montagem, será apresentado para o setor industrial com o propósito de levar a tecnologia para a população.