Estudantes mostram como a Psicologia pode reinventar a educação

Uma iniciativa com o intuito de mostrar os desafios que futuros profissionais irão enfrentar no campo da educação escolar, além de enaltecer a relevância da atuação do psicólogo nas escolas. Esse é o mote da roda de conversa sobre Psicologia e Educação: práticas e desafios, atividade supervisionada pela docente do curso de Psicologia da PUC Goiás, profa. Juliana Hannum e organizada pelas alunas da disciplina de Estágio Básico 1, que realizaram um trabalho de intervenção em escolas da capital goiana. O primeiro encontro para partilha de experiências ocorreu na manhã desta segunda-feira, 20, no Plenário da Sociedade Goiana de Cultura (SGC) com a presença de palestrantes convidados pelas acadêmicas.

De acordo com as discentes Daniela Acipreste e Simone Cristina Nienke Prado, do 5º período do curso de Psicologia, a disciplina estudada neste semestre mescla aulas práticas e teóricas, com visitas técnicas a escolas locais. Nesse contato, elas realizam um levantamento, apuram informações gerais sobre a quantidade de estudantes, disciplinas, cronograma de aulas, além de avaliar o comportamento dos alunos e a relação do professor com eles.

Para Daniela, a experiência possibilitou uma nova visão sobre a Psicologia Escolar, mostrando um leque de oportunidades para atuação profissional. Simone já observou que a prática complementou toda a teoria estudada nos últimos meses: “conseguimos enxergar que nós aprendemos atuando”, relatou. Essa atividade prática foi a primeira experiência de estágio das estudantes, que ainda vão cursar a disciplina de estágio curricular nos próximos períodos.

Um dos profissionais convidados para participar da roda de conversa foi o idealizador e diretor da Interschool Brasil, Fernando Rassi Nader, que partilhou com as estudantes sua visão de educação e a filosofia da escola, que tem a missão de educar indivíduos para a vida. “Focar no desenvolvimento pessoal é o mais importante. É a mola propulsora das outras inteligências, a inteligência emocional. Assim a criança pode desenvolver suas habilidades de forma saudável para vir para a sociedade e fazer a diferença”, argumentou. Ele também refletiu sobre como o modelo de educação atual adoece crianças e adolescentes, pressionados a alcançar resultados. Para o empreendedor, a Psicologia tem o papel transformador de desenvolver as pessoas, de forma que se sintam felizes com o caminho escolhido.

Para a docente da disciplina, profa. Juliana Hannum, a roda de conversa é um momento significativo para mostrar às estudantes a relevância da educação e do psicólogo escolar dentro desse contexto. “Elas pensaram no evento, planejaram, desenvolveram e conseguiram colocar em prática todo esse planejamento”, pontuou. Ela ressaltou o dinamismo de atuação do psicólogo escolar, que tem um cotidiano cheio de desafios, pois precisa pensar a coletividade, além de trabalhar com outros profissionais escolares lidando com as demandas do campo.

Mais dois encontros que integram a programação da roda de conversa ocorrem no dia 22, das 18h às 22 horas, e dia 30 deste mês, das 8h às 12h30, na Plenária da Sociedade Goiana de Cultura (SGC).

Fotos: Wagmar Alves