Estação Saúde amplia serviços ao público

Uma das estações mais procuradas na Jornada da Cidadania, a Estação Saúde iniciou suas atividades na manhã desta quinta-feira, 24, no térreo do Centro de Convenções PUC (CCPUC). Docentes e acadêmicos da Escola de Ciências Sociais e da Saúde e Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas, além de 11 ligas acadêmicas oferecem diversos serviços gratuitos na área da Saúde. Além disso, a universidade conta com as parcerias das Prefeituras de Goiânia e Aparecida, além de Senador Canedo,  que disponibiliza  serviços oftalmológicos, ginecológicos e odontológicos à população, com trailers situados no pátio do CCPUC.

A coordenadora da Estação, profa. Vanuza Claudete, do curso de Enfermagem pontua alguns destaques: vacinas gratuitas do calendário básico e HPV estão à disposição da comunidade, mediante apresentação do cartão de vacinação, além dos tradicionais serviços dos anos anteriores, entre eles, teste da linguinha, rastreio de fala e linguagem; aferição de pressão arterial; orientações sobre saúde da mulher, entre outras atividades. Para usufruir os serviços, disponíveis das 8h às 17 horas até o próximo sábado, 26, os interessados precisam passar por cadastro, triagem e aferição da pressão arterial nos guichês de atendimento da estação.

Foco na prevenção

Para oferecer os serviços, a Estação conta com a força tarefa de centenas de voluntários. Carini Silva, acadêmica do 3 º período do curso de Biomedicina, participa pela primeira vez como voluntária no evento, trabalhando no teste de glicemia capilar, conhecido como o furo no dedo que mede a taxa de glicose no indivíduo. “É um trabalho de prevenção e orientação. Se aparecer alguém com altos índices de glicemia, orientamos sobre os cuidados necessários e encaminhamos para a emergência”, afirmou a estudante.

Importante higienizar as mãos

Lavar corretamente as mãos, além de ser um hábito de higiene pessoal, pode prevenir doenças. Com foco nessa orientação, estudantes do quarto ciclo do curso de Enfermagem fazem uma dinâmica com as pessoas que visitam a Estação Saúde: primeiro, elas lavam as mãos da forma como consideram correta e, depois, são convidadas pelos alunos a fazer a higienização apropriada, para remover todos os micro-organismos que podem estar presentes nas mãos.

Voluntária do grupo, a estudante Gabriela Messias, refletiu sobre a proposta da atividade: “a lavagem das mãos é o melhor meio de prevenção, principalmente, contra o H1N1. Nós entramos em contato com vetores que transmitem doenças diariamente e não percebemos as sujidades que estão ali. Estar aqui é uma forma também de passar à frente o que aprendemos na universidade”, disse.

Trailers

Nos trailers, os serviços oftalmológicos oferecidos são: pressão ocular, triagem de catarata, glaucoma e estrabismo, além de refração (determinação do grau adequado). Na seção de ginecologia, é oferecido ultrassom gratuito e, na odontologia, estão disponíveis os serviços de restauração, raspagem, limpeza e extração dentária.