Espetáculo do Arte e Fatos será transmitido nesta sexta-feira

Mesmo diante dos desafios da pandemia, o grupo de teatro Arte & Fatos, da Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da PUC Goiás, segue cumprindo o ofício de levar arte aos lares goianos. Nesta sexta 19, a partir das 20 horas, o grupo apresenta a peça A Clara do Ovo, que será transmitida no canal do YouTube da Feteg — Federação de Teatro de Goiás, na programação #OcupaFeteg. Com dramaturgia e direção de Danilo Alencar, a peça, há 15 anos em cartaz, aborda questões sobre pobreza, prostituição, alcoolismo e enclausuramento infantil.

Com uma linguagem teatral que permeia entre a fantasia e a realidade, A Clara do Ovo consegue atrair a atenção do público do início ao fim. De forma dramática, Ubaldo, personagem interpretado pelo ator e escritor Pablo Diego Garcia, conta a história da relação conturbada que enfrenta no cenário familiar. Para o ator, a dramaturgia é uma oportunidade de refletir sobre os mistérios das relações humanas. “Toda vez que volto ao texto, ele me faz pensar em uma poesia triste sobre a liberdade, sobre o ser como verbo-humano. O que é ser humano? E por que somos tão cruéis?”, enfatiza Pablo.

Inspirada em uma história real, a peça é fruto de relatos contados por uma prostituta que vivenciou conflitos familiares. Para o dramaturgo, a arte tem o poder de eternizar aquilo que, por natureza, é efêmero na vida real. “A dramaturgia foi inspirada em relatos que ouvi de uma prostituta. Coloquei no palco o que ela me contou e escrevi a dramaturgia para que essa história seja eternizada pela arte”, enfatiza.

A peça faz parte da programação #OcupaFeteg, evento idealizado pela Federação de Teatro e promovido com o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC) da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A transmissão é gratuita e aberta ao público em geral.

Sobre o autor

Nascido no interior de Minas Gerais, Danilo Alencar é dramaturgo e diretor de teatro há mais de 30 anos. O teatrólogo atua como diretor do Grupo Arte e Fatos, da Coordenação de Arte e Cultura da PUC Goiás, desde 1988, onde ministra oficinas de teatro para atores iniciantes e profissionais. Com atuação relevante na cena goiana, Alencar é autor das obras: Nos Trilhos da História (1988), Liberte Uai (1989), Sob o Sol de Canudos (1991), Anjos Poetas (1995), Herdeiros de Zumbi (2000), A Clara do Ovo (2004), Travesseiro (2013), Mundo Cerrado (2015), além de outras. Durante 10 anos, o diretor encenou o espetáculo Balada de um Palhaço (2006), de Plínio Marcos; montagem que circulou pelo Brasil e conquistou vários prêmios em importantes festivais do Brasil.

(Texto: Kanunes Assessoria, foto: Pedro Arthur)

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.