Escola de Formação da Juventude certifica educandos

A Escola de Formação da Juventude (EFJ), programa de extensão vinculado ao Instituto Dom Fernando da PUC Goiás, promoveu na noite dessa última quinta-feira, 30, a entrega de certificados para os jovens que participaram dos cursos gratuitos de Informática Básica e Produção Audiovisual e Empreendedorismo Digital. A solenidade, realizada no auditório do Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (Cecom), reuniu alunos, familiares e voluntários.

Os trabalhos na EFJ se realizam por meio da elaboração/execução de programas e projetos que levem os alunos à ação/reflexão das mudanças ocorridas no mundo contemporâneo, nos seus aspectos produtivos/tecnológicos, políticos e simbólicos, tendo como referência as experiências da educação popular, com destaque para a relação dos homens e das mulheres com o mundo do trabalho, inovações no campo de produção e cidadania e sociabilidade juvenil, que são questões cotidianas que se apresentam como problemas enfrentados pela juventude.

A coordenadora do projeto, professora Stela Moraes Pereira de Mello, comemorou os resultados obtidos. “Nós estamos, hoje, entregando 35 certificados para os alunos que concluíram o curso de informática básica (em parceria com a Escola Politécnica), que disponibiliza um monitor específico, e também o curso de produção audiovisual e empreendedorismo digital, que tem sido feito exclusivamente por voluntários (monitores ou estagiários), pessoas que doam seu trabalho em prol do conhecimento dos alunos”, cita.

A professora lembra que o público-alvo da EFJ é aquele que tem entre 14 e 29 anos, entretanto, havendo vagas, é possível que pessoas de outras faixas etárias acessem os cursos, exatamente como ocorreu com dois alunos neste semestre.

Maria Clara Rodrigues Xavier é aluna do 2º ano do ensino médio e uma das concluintes que recebeu o certificado dos dois cursos essa noite. Ao falar, ela destaca que o projeto leva conhecimento às pessoas menos favorecidas. “Muita gente não tem condições de pagar e a PUC dá essa oportunidade pra a gente. É sensacional!”, vibra. Ainda não foram definidos os cursos e a quantidade de vagas que serão disponibilizados para o próximo semestre.

Fotos: Ana Paula Abrão