Escola de Direitos discute infância e adolescência

Iniciativa permanente do Instituto Dom Fernando (IDF) da PUC Goiás, a Escola de Direitos iniciou o terceiro módulo do seu curso de formação para cerca de 190 conselheiros tutelares, assistentes sociais e membros da comunidade, na manhã desta quarta-feira, 19, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6). O evento foi aberto com palestra da pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida Gomes, que abordou o tema Infância e adolescência: aspectos sociais, históricos, culturais e familiares.

A gestora, que pesquisa as questões da infância, adolescência e juventude nos últimos 30 anos, destacou a história da infância no Brasil e as concepções presentes nas políticas públicas de proteção à infância, adolescência e juventude. Ela pontuou sobre a função de qualificação do curso, além da relevância de socializar informações com pessoas que tenham uma inserção profissional no campo, os estudos desenvolvidos pela universidade. O intuito é que a ação desenvolvida na área da infância e juventude seja efetiva e cada vez mais qualificada.

“Essa relação universidade-sociedade-comunidade é sempre muito importante e necessária. Desde o início dos anos 80, a instituição se colocou em defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, e é com muita alegria que recebo o convite para encontrar com pessoas tão importantes na garantia da efetividade das políticas públicas para infância e juventude”, declarou a profa. Sônia. O momento de formação continua no turno vespertino, com palestra do defensor público do Estado de Goiás, Tiago Gregório Fernandes, que dará continuidade as discussões iniciadas pela manhã no eixo da infância e juventude.

O evento também foi prestigiado pela pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana, que destacou a relevância da qualificação para o público-alvo do projeto, que há alguns anos levava o nome de Escola de Conselhos, com apoio do governo federal. Atualmente a iniciativa é denominada de Escola de Direitos e é realizada em âmbito institucional pelo IDF, sendo, então, um projeto da universidade. O curso é gratuito e todos os palestrantes convidados são voluntários.

“Esse é um público que convive cotidianamente com situações de conflito e que não recebe apoio para sua qualificação por meio das políticas públicas. Resolvemos manter a iniciativa e oferecer a oportunidade de uma formação eles não encontram em outro lugar”, pontuou. Ela destacou a relevância do trabalho realizado pelos conselheiros, que realizam um trabalho com as comunidades em situação de vulnerabilidade social.

“Muitas questões destroem o tecido social contemporâneo: as drogas, a violência doméstica e demais mazelas provocadas pela pobreza e pelo desemprego. Nossa contribuição é falar para eles que continuam tendo um local de formação. Assim cumprimos o papel de instituição formadora e de responsabilidade social, além de qualificar pessoas que atuam em comunidades de profunda vulnerabilidade”, complementou a profa. Márcia.

Além dos conselheiros, participaram também do curso, arte-educadores, funcionários e a equipe multiprofissional da Escola de Circo Dom Fernando,situada no Jardim Dom Fernando, em Goiânia. Esse projeto de extensão da universidade utiliza a arte circense para a promoção da cidadania junto às crianças e adolescentes da região. “Estamos em tempos desafiadores, de convivências complexas e entendemos que a equipe precisa se capacitar e formar além dos grupos de estudos que nós temos”, afirmou a coordenadora da Escola, Janaína Gomes de Souza.

Fotos: Wagmar Alves