Escola de Ciências Médicas e da Vida está de casa nova na Área 1

A Escola de Ciências Médicas e da Vida está de casa nova. Foram inauguradas, nesta sexta-feira, 11, as novas instalações da Escola na Área 1, que foi reativada após reformas e adequações. Estudantes dos cursos de Medicina e Odontologia já estão tendo aulas no novo endereço. A mudança está inserida no contexto do projeto Escolas 2.0, que prevê readequações, incluindo espaços físicos, para melhor atender as demandas dos cursos da universidade.

Com a transferência, a ECMV passa a contar com um espaço próprio, mais amplo e com capacidade para absorver as demandas dos sete cursos que a compõe, oferecendo mais conforto para os estudantes, que irão desfrutar de ampla área de convivência e estacionamento.

Hoje mesmo os estudantes do 1º ao 4º período do curso de Odontologia e do 6º ao 12º período do curso de Medicina já começaram a ter aulas de preleção no local. Os demais cursos serão transferidos gradativamente, assim como a parte administrativa, com as coordenações de cursos e secretaria.

A reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, celebrou a retomada do espaço físico da Área 1 e lembrou que a reestruturação da universidade vem ocorrendo há pouco mais de 1 ano, seguindo o projeto Escolas 2.0, com a intenção de permitir uma maior integração e interdisciplinaridade entre os cursos que compõe cada Escola. “Nesse estudo, a Área 1 recebeu a missão de ser ocupada pela Escola de Ciências Médicas e da Vida. Também teremos futuramente outros espaços de interprofissionalidade na área da saúde”, informa.

A reitora destaca também que a Área 1 concentrará os projetos da área da saúde e que, por ser espaçosa, tem capacidade de expandi-los com a adoção gradativa de metodologias ativas, o que significa uma reestruturação das antigas salas de aula. “Hoje a sala de aula é bem diferente, com outros equipamentos, mobiliário e ocupação”, diz. O laboratório morfofuncional, que hoje funciona na Área 4, deverá ser deslocado para a Área 1. Além disso, alguns serviços oferecidos em convênio com o Sistema Único de Saúde devem ser transferidos para o local.

Para a pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes Sousa a reinauguração e ida da Escola de Ciências Médicas e da Vida para a Área 1 oferecerá melhorias para os estudantes que migrarão em função da infraestrutura (estacionamento, cantina, área de convivência, salas de aula). E paralelo a isso, os estudantes que permanecerem na Área 4 (Escola de Ciências Sociais e da Saúde) também poderão ser melhor acolhidos. “O fato de nós termos uma Escola instalada nesse espaço físico, pensado  dentro de um ‘modelo Escola’, permitirá que os estudantes tenham, aqui, as melhores condições para desenvolver com propriedade tudo aquilo que diz respeito ao ensino, sobretudo as aulas de preleção”, enfatiza.

O diretor da ECMV, professor Wilson Cruvinel, disse só ter motivos para comemorar com a inauguração e decorrente mudança. “Foi excelente essa mudança para a Escola porque o ambiente se tornou mais especializado, mais adequado e em consonância com os projetos pedagógicos. Com certeza é um grande avanço do ponto de vista formativo”, afirmou otimista.

Muito satisfeita com a transferência para a Área 1, a aluna Letícia Belchior (foto), estudante do curso de Medicina, afirmou que as expectativas sobre a mudança são as melhores, especialmente em função da infraestrutura, que, na sua opinião, é mais adequada para receber os estudantes.

O padre David Pereira de Jesus, pároco da Paróquia Universitária São João Evangelista abençoou as novas instalações. A solenidade contou com a participação de pró-reitores, coordenadores, professores, estudantes e funcionários.

A Escola de Ciências Médicas e da Vida oferece os cursos de graduação em Medicina, Odontologia, Farmácia, Biomedicina, Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia e o Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde (MCAS).

Fotos: Wagmar Alves