Engenheiros ambientais são homenageados

Uma docente da graduação em Engenharia Ambiental da PUC Goiás e egressos do curso foram homenageados na noite desta quarta-feira, 28, pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).  A solenidade reuniu profissionais e familiares no auditório Solon Amaral e destacou a importância desse segmento para garantir o desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade ambiental.

Ao todo, um grupo de 43 profissionais goianos receberam diplomas de honra ao mérito durante a sessão, proposta pelo deputado estadual Lívio Luciano (MDB). O evento fez referência ao Dia do Engenheiro Ambiental, celebrado em 31 de janeiro.

A profa. Adjane Damasceno de Oliveira lembrou que, cada vez mais, a profissão ganha espaço. “O papel do engenheiro ambiental tem mudado para o mercado e para a sociedade. A maioria das pessoas não sabia nem mesmo o que esse profissional fazia. Hoje, já somos reconhecidos como a profissão do presente”, analisou ela, que também preside a Associação Goiana de Engenheiros Ambientais (Ageamb).

O engenheiro ambiental Germano Oliveira citou o orgulho em representar os colegas e a profissão na homenagem. “Quando formei, não tínhamos nem 70 profissionais no Estado”, recorda. “É uma profissão onde a gente consegue promover o bem-estar e a qualidade de vida para as pessoas”, ponderou ele, que é vice-presidente da Ageamb.

O deputado Lívio Luciano salientou que o profissional de engenharia ambiental ganha relevância no atual contexto de recuperação econômica. “A participação do engenheiro ambiental se torna relevante em todo processo da economia porque é por meio dele que se buscam mecanismos de preservação”, analisou, ressaltando a importância da categoria para Goiás. “Convidamos pessoas que são importantes nesse contexto para serem homenageadas pela Assembleia, é o reconhecimento do povo goiano ao importante trabalho realizado”, disse.

A profissão

Com um papel importante e único para o mundo moderno, o engenheiro ambiental usa seus conhecimentos para inovar em tratamento de resíduos, como lixo e esgoto; tratamento de água; estudos de impactos ambientais e recuperação de áreas degradadas. Planejar métodos mais sustentáveis para evitar ou reduzir a preocupação com o aquecimento global que vem sendo agravados pela ação humana, usar de meios para combater e amenizar a poluição, e assim garantir a manutenção da saúde das pessoas e contribuir positivamente com o planeta é uma das funções desses profissionais.