Engenharias abrem semestre com experiência de egressos

Para começar o novo semestre, os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Alimentos realizaram na manhã desta quarta-feira, 29, aulas inaugurais para abrir oficialmente o semestre 2018/2, na Área 2.

Em auditórios diferentes, os alunos e professores do curso receberam egressos para falar da realidade do mercado de trabalho e os desafios da graduação à vida profissional. O momento foi de integração e troca de conhecimento.

O egresso do curso de Engenharia de Produção, Arthur Garrote, dividiu com os calouros e veteranos a experiência depois de se formar na PUC Goiás, há cinco anos. Ele contou a experiência em uma indústria de alimentos, primeiro como estagiário e depois como engenheiro. “O meu grande diferencial foi a monitoria. Foi a atividade acadêmica que me abriu a primeira porta”, contou sobre a sua atuação e como foi escolhido para uma das vagas de estágio que lhe rendeu o primeiro emprego.

Na indústria, junto com outros estagiários, ele se deparou com o desafio de estabelecer processos e depois de trabalhar com a garantia de qualidade. Hoje ele trabalha na Hypera Pharma. Ele dividiu o palco com outros três colegas Gustavo Aurélio Feitosa, Hebert Madeira Júnior e Philip Clayto Winniczek. Todos ressaltaram a importância de se dedicar no curso a atividades extras que podem qualificar o currículo.

No evento da Engenharia de Alimentos, as egressas Adriana Rocha e Ediane Silva contaram como foi a colocação no mercado e os desafios da carreira. Adriana, que hoje trabalha na MaxClean, trabalha em uma área inusitada com vendas e descobriu uma vocação como engenheira de alimentos. Já Ediane comemora a exportação dos produtos Biscoito Diminas, que começam a ganhar o mercado internacional. Ela falou da importância da pesquisa e do relacionamento com profissionais da área para entrar no mercado. “Eu achava que o curso era o mais difícil, mas o desafio é conseguir um emprego na sua área”.

Para a professora Luciana Casaletti, coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, a aula permite que os alunos percebam a trajetória entre a graduação e a indústria. “Coloca o mercado de trabalho na realidade deles, porque no curso têm estágio, mas esse contato é muito importante e faz essa ligação”.

Fotos: Wagmar Alves