Enfermagem qualifica docentes para o Enade

Apresentação sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e a respeito da chamada pesquisa multicêntrica marcou a primeira reunião de colegiado do curso de Enfermagem da PUC Goiás. Realizada na Sala de Defesas da Área 4, no Setor Leste Universitário, na noite desta quarta-feira, 29, a atividade, que é mensal, reuniu os docentes da graduação e do mestrado Atenção à Saúde da universidade. A formação foi ministrada pelo prof. dr. Marcos Antonio Ferreira Junior, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Avaliado com nota 5 – a máxima – pelo Ministério da Educação (MEC), o curso já se prepara para participar do exame em 2019. “Temos condições de alcançar o 5 pois estamos em uma instituição que se preocupa com a estrutura, temos todos os laboratórios e os melhores campos de estágio tanto na rede pública quanto na privada”, ilustra a coordenadora da graduação, profa. Vanusa Claudete, citando a responsabilidade de todo colegiado em manter a avaliação já obtida.

Docente do mestrado em Enfermagem da UFMS, o prof. Marcos detalhou aos professores da universidade o sistema de avaliação do Enade e abordou ainda as mudanças no perfil do aluno do curso ao longo dos últimos anos. “Quem é professor há mais de 10, 15 anos, já percebeu a mudança nos estudantes. O que fazer? O aluno mudou, o mundo mudou. Tudo mudou. Ou nós nos ajustamos e mostramos qual vai ser o mote do curso, ou deixarmos correr”, apontou.

O Enade

Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, o Enade é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante.  A prova será aplicada em todo o Brasil no dia 25 de novembro, com a participação de 12 graduações da PUC Goiás: Administração,  Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais,  Serviço Social, Teologia,  Gastronomia. Os cursos compõem o chamado grupo vermelho.

Na última segunda-feira, 27, estudantes da Escola de Comunicação e de Direito e Relações Internacionais participaram de encontro formativo para o exame.

Fotos: Weslley Cruz