Enfermagem partilha possibilidades de atuação profissional

Os frutos colhidos pela Enfermagem na atualidade são resultado do pioneirismo de Florence Nightingale, considerada a precursora da Enfermagem moderna. Ficou conhecida por cuidar de soldados feridos em batalhas e, entre seus principais feitos, está a fundação da Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, em Londres, em 1860.

Daí surgiu o Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no dia do aniversário da pioneira inglesa, 12 de maio( in memorian). De olho nesse marco histórico e aliado a Semana Mundial da Enfermagem, o curso de Enfermagem da PUC Goiás realizou na manhã desta quinta-feira, 16, no auditório da Área 4, uma mesa redonda sobre o tema Empoderamento e a autonomia do enfermeiro. O evento foi realizado com o intuito de mostrar aos estudantes o vasto campo de atuação em que o profissional desta área do conhecimento pode atuar.

Uma das áreas possíveis é a gestão, sendo ela hospitalar, pública ou privada. “O papel do engenheiro vai além da assistência e temos muitos enfermeiros da PUC Goiás em cargos relevantes nas secretarias de saúde, na política e na pesquisa. É um campo que vem crescendo e na universidade fazemos questão de marcar este dia para os alunos verem o que é ser um enfermeiro, relembrando e discutindo o empoderamento e a autonomia deste profissional”, ressaltou a coordenadora do curso, profa. Vanusa Usier.

Entre os palestrantes do turno matutino, a gestora de Enfermagem do Hospital Anis Rassi, profa.Gabriela Budrico, destacou as possibilidades de atuação do enfermeiro no mundo do trabalho, lembrando que conhecer a estratégia da organização a qual o enfermeiro está vinculado é essencial para liderar equipes.

“O enfermeiro tem múltiplas funções e dentro dessas atividades nós temos conhecimento científico suficiente para conseguir demandar e ter total autonomia para gerir serviços em geral, desde a gestão pública à privada. Pesquisas nos Estados Unidos mostram que o enfermeiro gestor precisa saber de recursos humanos, gestão de pessoas, liderança, ter flexibilidade e competência científica para sustentar a base do processo e gestão financeira”, analisou a palestrante.

O evento foi co-realizado pelo C.A de Enfermagem, sob supervisão da coordenação do curso. Para a presidente do Centro Acadêmico, Marcella Marques, a experiência foi uma oportunidade para ampliar o conhecimento e desenvolver potencialidades. “É um crescimento no âmbito científico, porque temos palestras com nossos precursores sempre nos conduzindo para o melhor caminho, além da experiência profissional de organizar eventos e trabalhar com a gestão, que faz parte do cotidiano da Enfermagem”, analisou.

Fotos: Wagmar Alves