Enfermagem discute uso abusivo de álcool

O curso de Enfermagem realizou nesta terça-feira, 5, discussão sobre o uso abusivo de álcool e de outras drogas no ambiente universitário. No auditório da Área 2 da PUC Goiás, alunos do curso e da disciplina de Saúde Mental ouviram as palestras das professoras Iracema Gonzaga e Paula Lídia e do psiquiatra da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Wesley Assis.

A professora Maria Salete Pontieri disse que o evento surgiu das discussões, em sala de aula, sobre a dependência química. “São muitos comportamentos que são gerados no meio universitário, entre jovens. Muitas pesquisas apontam o uso abusivo nas festas em todo o Brasil e no mundo inteiro, com um padrão de se beber muito em um único evento”, explica ela.

Muitas vezes este problema acontece em ambientes fora da universidade, mas com o envolvimento com colegas, em festas promovidas pelas turmas. “Há abuso de bebidas e de outras drogas, que causam dependência e comportamentos de riscos”, explica ela. Com a discussão, ela acredita que é possível fazer uma reflexão, sem ideia punitiva ou repressiva, sobre a importância da consciência e do compromisso com a vida nestes momentos.

A aluna Carolina Lousa, do curso de Enfermagem, afirma que o excesso de bebida é de realidade dos universitários, com muitas ofertas e possibilidades. “Você vem para a universidade com objetivo de estudar e é importante ter isso em mente”, afirmou ela.

Fotos: Weslley Cruz