Encontro prepara alunos para o Enade

Estudantes das Escolas de Comunicação, Direito e Relações Internacionais da PUC Goiás acompanharam ao longo desta segunda-feira, 27, formação organizada pelo projeto Leituras, do Sistema de Bibliotecas (Sibi) da universidade, e o Programa de Gerontologia Social (PGS) da instituição voltada para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Realizada nos turnos matutino, vespertino e noturno no Teatro PUC, no Câmpus V, a programação apresentou os conteúdos relacionados ao tópico de conhecimentos gerais cobrados pela prova, que contempla oito questões objetivas e duas subjetivas.

A avaliação deste ano foca as graduações do chamado grupo vermelho. No Câmpus V, onde o encontro foi realizado, são ministrados os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Direito e Relações Internacionais. No primeiro semestre, alunos de Administração, Economia e Serviço Social participaram do encontro.

O prisma da velhice na contemporaneidade foi apresentado pela coordenadora do PGS, profa. Lisa Valéria Torres, a partir da experiência da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), iniciativa do programa. “O objetivo é sensibilizar esses alunos, provocá-los para maiores leituras, ficarem atentos nas questões sociais que estão por aí”, frisa, citando questões que permeiam a temática, como a vulnerabilidade desta parcela da população.

Logo na entrada do Teatro PUC, os acadêmicos foram recebidos pela exposição As faces da velhice, fruto de um trabalho iniciado em 2017, durante a Jornada da Cidadania por meio do projeto Ser velho é o máximo. “É necessário encarar essa fase da vida como natural. E onde a gente ressignifica, multiplica saber? No espaço acadêmico”, defendeu a coordenadora, citando o acelerado envelhecimento da população brasileira.

Ela explica que foi realizado um levantamento dos temas mais cobrados. O prof. Humberto Carrião, docente voluntário da disciplina Ética e cidadania da Unati, abordou, por exemplo, a questão da migração de venezuelanos para o Norte do Brasil , em sintonia com os assuntos em evidência nos últimos meses.

Voluntários

A coordenadora do PGS, profa. Lisa Valéria, comemora a conquista de voluntários para o PGS a partir dos encontros para preparação ao Enade.

O programa integra a Coordenação de Extensão (Cdex) que está com inscrições abertas para colaboradores até esta sexta-feira, 31. Podem participar alunos, funcionários docentes e administrativos e comunidade em geral. “A extensão é uma oportunidade para estender os conhecimentos fora de sala de aula”, frisou profa. Lisa.

A participação nos programas e projetos da extensão vale certificado de horas complementares.

O Enade

O Enade será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 25 de novembro de 2018, em todo o Brasil.

Neste ano, 12 graduações da PUC Goiás, que compõe o chamado grupo vermelho – fazem o exame: Administração,  Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais,  Serviço Social, Teologia,  Gastronomia.

Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante.

De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Fotos: Ana Paula Abrão