Encontro encerra passagem de pesquisadores russos pela universidade

Após três dias intensos de atividades e debates no Simpósio Internacional Ensino Desenvolvimental e Didáticas Específicas, realizado entre os dias 27 e 29, no Câmpus I da PUC Goiás, os professores do Instituto de Psicologia da Academia Russa de Educação, dra. Galina Zuckerman, dr. Sergey Gorbov e dra. Elena Chudinova foram recebidos pelo reitor Wolmir Amado na tarde desta quinta-feira, 30.

O encontro encerrou as atividades do grupo de professores – principais convidados do evento – na universidade. Antes, nesta manhã, eles conheceram escolas públicas e visitaram o Memorial do Cerrado, no Câmpus II da instituição.

“Foi uma oportunidade brilhante. É incrível podermos nos comunicar com os colegas daqui. Foi uma surpresa muito boa perceber a quantidade de pesquisadores daqui que conhecem nossos teóricos”, frisou a professora Elena Chudinova. Sua colega, professora Galina Zuckerman também frisou o contentamento por descobrir no Brasil Central o estudo do ensino desenvolvimental – abordagem teórica e medotológica formulada por pesquisadores russos. “Nós nunca conhecemos não-falantes de russo que compartilhassem os valores de nossas teorias, nossos estudos”, pontuou, contente também por ter conhecido, no Memorial do Cerrado, cana e pés de café.

Durante o encontro, na Sala de Reuniões da Reitoria, o professor Wolmir Amado agradeceu a presença dos pesquisadores e contextualizou a atuação da universidade no Centro-Oeste. “Em um momento em que as licenciaturas perdem força no país, a nossa universidade intensifica esforços para o fortalecimento da formação de professores”, explicou. Ele também lembrou que a presença de pesquisadores internacionais fortalece a opção estratégica da instituição pela internacionalização. “Nós queremos não apenas ter acesso a suas pesquisas, mas também à sua presença”.

“Tive o prazer de conhecê-los na abertura do Simpósio. Quero afirmar o quanto foi bom tê-los aqui. A atuação de vocês conosco concretizou esse sonho que temos de socializar o conhecimento”, pontuou, diretamente para os convidados, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Milca Severino.

Um dos organizadores do evento, o professor dr. José Carlos Libâneo comemorou o sucesso do Simpósio e destacou como um grande diferencial a presença dos pesquisadores. “Nós trabalhamos com esses autores russos em uma de nossas linhas de pesquisa – no Programa de Pós-Graduação em Educação – então boa parte do que discutimos aqui é o legado desses psicólogos e educadores”.

A expectativa, após a visita, é que os laços possam se estreitar ainda mais com colaborações em pesquisas e projetos. Participaram da reunião o reitor Wolmir Amado, a pró-reitora Milca Severino, o coordenador do Programa, prof. Aldimar Jacinto Duarte, a professora Raquel Marra e o assessor de Relações Internacionais, prof. Paulo Gonzaga.

Fotos: Wagmar Alves