Encontro encerra passagem de pesquisadores russos pela universidade

Após três dias intensos de atividades e debates no Simpósio Internacional Ensino Desenvolvimental e Didáticas Específicas, realizado entre os dias 27 e 29, no Câmpus I da PUC Goiás, os professores do Instituto de Psicologia da Academia Russa de Educação, dra. Galina Zuckerman, dr. Sergey Gorbov e dra. Elena Chudinova foram recebidos pelo reitor Wolmir Amado na tarde desta quinta-feira, 30.

O encontro encerrou as atividades do grupo de professores – principais convidados do evento – na universidade. Antes, nesta manhã, eles conheceram escolas públicas e visitaram o Memorial do Cerrado, no Câmpus II da instituição.

“Foi uma oportunidade brilhante. É incrível podermos nos comunicar com os colegas daqui. Foi uma surpresa muito boa perceber a quantidade de pesquisadores daqui que conhecem nossos teóricos”, frisou a professora Elena Chudinova. Sua colega, professora Galina Zuckerman também frisou o contentamento por descobrir no Brasil Central o estudo do ensino desenvolvimental – abordagem teórica e medotológica formulada por pesquisadores russos. “Nós nunca conhecemos não-falantes de russo que compartilhassem os valores de nossas teorias, nossos estudos”, pontuou, contente também por ter conhecido, no Memorial do Cerrado, cana e pés de café.

Durante o encontro, na Sala de Reuniões da Reitoria, o professor Wolmir Amado agradeceu a presença dos pesquisadores e contextualizou a atuação da universidade no Centro-Oeste. “Em um momento em que as licenciaturas perdem força no país, a nossa universidade intensifica esforços para o fortalecimento da formação de professores”, explicou. Ele também lembrou que a presença de pesquisadores internacionais fortalece a opção estratégica da instituição pela internacionalização. “Nós queremos não apenas ter acesso a suas pesquisas, mas também à sua presença”.

“Tive o prazer de conhecê-los na abertura do Simpósio. Quero afirmar o quanto foi bom tê-los aqui. A atuação de vocês conosco concretizou esse sonho que temos de socializar o conhecimento”, pontuou, diretamente para os convidados, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Milca Severino.

Um dos organizadores do evento, o professor dr. José Carlos Libâneo comemorou o sucesso do Simpósio e destacou como um grande diferencial a presença dos pesquisadores. “Nós trabalhamos com esses autores russos em uma de nossas linhas de pesquisa – no Programa de Pós-Graduação em Educação – então boa parte do que discutimos aqui é o legado desses psicólogos e educadores”.

A expectativa, após a visita, é que os laços possam se estreitar ainda mais com colaborações em pesquisas e projetos. Participaram da reunião o reitor Wolmir Amado, a pró-reitora Milca Severino, o coordenador do Programa, prof. Aldimar Jacinto Duarte, a professora Raquel Marra e o assessor de Relações Internacionais, prof. Paulo Gonzaga.


Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.