Encontro discute atuação os psicólogos

Em sua décima sexta edição, começou nesta segunda-feira, 26, o Encontro de Produção Científica de Psicologia da PUC Goiás, com programação exclusiva até sexta-feira, 30, na Área 4 da instituição. O tema central do evento, que reúne produções científicas de docentes, alunos e convidados, é Psicologia: reflexões e atuações.

Com enfoque nas diversas atuações no mercado de trabalho, o evento foi aberto com a conferência Psicologia do Esporte, ministrada pela professora doutora Kátia Rúbio, da Universidade de São Paulo. Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ela escolheu a área ainda na década de 1990 e é uma das referências para quem trabalha com esporte e competições de alto rendimento.

Para os participantes, ela falou sobre a importância dos psicólogos por trás de grandes atletas e equipes. “Estamos falando de pessoas que precisam viver processos intensos de reclusão, distanciamento social e migração, em alguns casos, e vivem sobre grande pressão por resultados”, afirmou ela, lembrando que a maioria dedica os melhores anos da juventude para conseguir êxito profissional. “Muitos dizem que escolheram o esporte, mas o que eu vejo é que estas pessoas são escolhidas pelo esporte”.

Segundo a profissional, o apoio é importante na adaptação e transformação destes atletas e o uso de suas habilidades em trajetórias de sucesso. “São pessoas que vivem em prol do esporte, sem dia ou hora, apenas se dedicando intensamente a esta vivência”.

O evento foi aberto pela coordenadora do curso, profa. Juliany Aguiar, e contou com a presença da pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida Sousa, e do diretor da Escola de Saúde e Ciências Sociais, professor Renato Alves Sandoval. “Encontrarmos aqui, para além das paredes, com profissionais de Psicologia e outras áreas e compartilharmos conjuntamente com os alunos esse grande momento com temáticas. Oficinas e mesas redondas que irão contribuir com a formação dos alunos”, afirmou a coordenadora.

As conferências vão tratar de temas atuais, como autismo, violência, suicídio e psicologia das emergências. (Texto Larissa Domingos)

Fotos: Weslley Cruz