Encontro destaca perfil inclusivo da universidade

Oferecendo 3,7 mil bolsas pelo Vestibular Social e cerca de 2,6 bolsas pelo Prouni semestralmente, a PUC Goiás reafirma seu compromisso de promover inclusão social e o acesso à educação superior. Nesta terça-feira, 27, os estudantes da Área 4 beneficiados pelos programas foram convidados para uma acolhida especial, quando tiveram acesso a informações importantes sobre a PUC Goiás e o funcionamento dos programas.

Pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, a professora Márcia de Alencar deu boas-vindas aos novos alunos e destacou a importância de se promover esse tipo de encontro. “A gente faz esse evento com o objetivo de incluir o aluno bolsista na comunidade acadêmica, que agora é a comunidade dele, para que o estudante não se sinta tolhido em função da sua origem social, que, para ele, pode ser um problema, mas que para gente é motivo de orgulho, porque é a nossa forma de contribuir para uma mobilidade social, e sabemos que a educação é fundamental para a construção de um futuro melhor, para eles e suas famílias”, destaca.

A professora Sonia Margarida Gomes Sousa, pró-reitora de Graduação, falou sobre a sua trajetória acadêmica e sobre o impacto positivo que o curso superior proporciona no aspecto cultural, social e econômico para o estudante e para a sociedade.

A reitora da PUC Goiás,  Olga Izilda Ronchi, ao falar para os estudantes, contou que, por ser professora de História da Educação Brasileira (disciplina do curso de Pedagogia), percebeu o fosso enorme de desigualdades educacionais que há no Brasil. “No nosso país, nós ainda temos metas que não foram cumpridas do nosso Plano Nacional de Educação. Uma delas, era chegar em 2024 com, no mínimo, 30% dos jovens no ensino superior, dentro da faixa etária considerada ideal, que é a de 18 a 25 anos. Nós não temos nem metade disso”, destaca.

Em sua fala, a reitora fez questão de informar os acadêmicos que a PUC Goiás é a primeira universidade da região Centro-Oeste, criada em 1959. “São 63 anos de investimento na pesquisa, na produção de conhecimento, na extensão, que é articulação com a sociedade, conexão com a realidade social, para transformar a realidade em conhecimento e poder contribuir para que a gente tenha um outro nível, outro patamar civilizatório no país”, explica.

Especificamente sobre o Prouni e o Fies, a reitora destacou que são dois programas fundamentais para que a PUC Goiás possa alcançar um número maior de estudantes. “Essa universidade nasceu para ser inclusiva. A marca desta instituição é a inclusão. Quando o Prouni nasceu, em 2004, essa universidade estava presente em sua criação e foi a primeira instituição que se credenciou com o compromisso de implementá-lo”, cita. O programa já formou mais de 1 milhão de profissionais no país.

Ao concluir seu discurso, a reitora reafirmou o compromisso da PUC Goiás com política de inclusão e destacou a necessidade individual de proatividade dos alunos, buscando adquirir conhecimentos além da sala de aula, sempre atentos à gama de serviços oferecidos pela universidade.

O aluno interessado em participar das seleções para ser contemplado pelos benefícios deve procurar a coordenação de assuntos estudantis (CAE), localizada na Área 7, Câmpus 1 ou a Coordenação de Filantropia, com sede na Área 2.

Fotos: Wagmar Alves