Encontro de ligas trabalha interdisciplinaridade

Teve início nesta segunda-feira, 12. o 1º Encontro de Ligas Acadêmicas da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas, iniciado ontem, no Auditório do Bloco S do Câmpus II, no Jardim Mariliza. Cerca de 300 estudantes e professores participam da iniciativa, que reúne acadêmicos das cinco ligas acadêmicas do curso de Ciências Biológicas e alunos de outros cursos, como Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária, em torno de palestras interdisciplinares.

“É uma forma de socializar esse conhecimento, reunindo o que tem sido estudado em todas as ligas”, explica a professora Maria Vilma, orientadora da Liga Acadêmica de Botânica (Labot), responsável pela primeira edição do evento.

Para tanto, cada liga propôs a apresentação de um palestrante, mas pensando de forma que todos os acadêmicos e pesquisadores pudessem tirar proveito, interagindo com os palestrantes e analisando possibilidades de atuação. “Trouxemos palestras que se ligam umas nas outras, tentamos esse encaixe”, frisa a presidente da Labot e acadêmica de Biologia, Lorena Novais, 22.

Neste primeiro dia, falaram aos alunos o pós-doutorando indiano Rajib Deb, com a palestra Genomic intervention towards developing thermos resilience cattle, e o professor doutor Claudio Magalhães.

Egresso da universidade, o professor Claudio ministrou a palestra Microfósseis carbonáticos e suas aplicações práticas. “É uma área bem diversa”, explicou, ao falar das aplicações possíveis aos jovens pesquisadores. Sobre a sensação de estar de volta, refletiu. “Me vejo muito nesses alunos. Eu também participava de palestras com doutores, imaginava uma distância, mas esse distânciamento não é intelectual, é só temporal”, disse. “É um processo natural. Se você se formar, iniciar um mestrado, um doutorado, fatalmente você vai estar aqui também, no meu lugar. Infelizmente, parece uma barreira intrasponível, mas não é”, afirmou.

A atividade integradora continua amanhã, e ocorrerá semestralmente. Participaram desta primeira edição as Ligas Acadêmicas de Botânica (Labot), de Mutagênese e Monitorament Ambiental (Lamma), de Estudos Paleontológicos (Lacep), de Ecologia (Ecoliga) e de Zoologia (Lazoo).

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.