Encontro de bolsistas reforça compromisso social e excelência acadêmica

Já tradicionais na PUC Goiás, ocorreram hoje, 13, o XXIII Encontro de  Bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e o XIV Encontro de Bolsistas do Vestibular Social da PUC Goiás. Os eventos, realizados em dois locais e horários diferentes, foram organizados pela Coordenação de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex). O objetivo dos encontros é apresentar os programas de bolsas, assim como discutir o projeto pedagógico e a infraestrutura da universidade.

A pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia Alencar, destaca que a realização dos encontros todos os semestres têm como objetivo principal mostrar para os alunos bolsistas que eles estão em casa.

“Nós sabemos que estes estudantes vão passar muito tempo de suas vidas aqui na universidade e, por isso mesmo, é importante que eles valorizem este espaço, se sintam em casa e que, no futuro, quando se tornarem agentes de transformação na sociedade, a PUC Goiás também se orgulhe deles”, explica Márcia.

Projeto Identidade

Um diferencial desta edição foi a apresentação do Projeto Identidade, que trouxe, por intermédio das falas do reitor, prof. Wolmir Amado, da vice-reitora, profa. Olga Ronchi, e dos pró-reitores presentes, uma apresentação clara da missão da universidade enquanto instituição que preza pela excelência acadêmica e tem como premissa o compromisso social.

Em sua fala, o reitor da PUC Goiás ressaltou a importância da educação enquanto ferramenta de defesa da dignidade humana. “A academia e a ciência propõem ajudar a responder às questões e os problemas do contexto”, reforçou o reitor que, entre outras coisas, falou sobre a missão da educação como caminho de mostrar o cristianismo à sociedade.

A pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida, apresentou dados  sobre o ensino superior no Brasil e mostram que, apesar dos avanços dos últimos tempos, é ainda pequeno o número de jovens na universidade. Os dados mostram que apenas 16% dos jovens entre 18 e 24 anos de idade estão matriculados em instituições de ensino superior.

“Hoje no Brasil, sabe-se que os estudantes que entram no ensino superior por meio de programas como o Prouni são os que possuem o melhor desempenho”, afirmou a pró-reitora que complementou afirmando que isso é uma prova de que quando a oportunidade é dada, os jovens se esforçam para aprender e mudar suas trajetórias de vida.

A vice-reitora, profa. Olga Ronchi falou sobre os direitos e deveres dos estudantes, destacando a necessidade do compromisso com o aprendizado,  pautados pela ética e o estudo. Questionando os alunos sobre o significado de estudar na PUC Goiás, Ronchi afirmou que é preciso uma resposta  responsável à pergunta. Citando a canção Maria Maria, de Milton Nascimento, ela falou sobre a importância de ter “na pele essa marca de ter fé na vida”.

Oportunidade

Para os estudantes bolsistas, que compareceram em peso aos encontros realizados hoje, ter fé na vida é, sobretudo, agarrar-se às oportunidades proporcionadas a eles por intermédio da educação. O ingresso na universidade é um destes marcos em suas vidas.

Para a caloura de Ciências Biológicas, Layla Ferreira Sousa, que entrou na PUC Goiás por meio do vestibular social, é importante que a universidade receba os estudantes e apresentem as possibilidades que todos têm durante a graduação.

“Eu achei interessante falarem sobre as notas maiores virem dos bolsistas. Nós, que só conseguimos entrar na PUC Goiás por meio destes programas, sabemos o valor da educação e nos esforçamos ao máximo da universidade. Acho que por isso as notas são um diferencial dos bolsistas”, explica ela.