Encontro Científico traz discussão sobre infecção generalizada

Após uma maratona de minicursos, o XVI Encontro Científico dos Acadêmicos de Enfermagem da PUC Goiás continua nesta sexta-feira, 23, na Área 4 da instituição (Praça Universitária). No turno matutino, representantes da Reitoria, Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Conselho Regional de Enfermagem (Coren, de Goiás e São Paulo), coordenação do curso, Centro Acadêmico e Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição (Ceen) prestigiaram as atividades do evento que recebeu, nesta edição, mais de 340 inscritos da universidade e de outras instituições de ensino superior.

O destaque da programação de hoje foi a palestra A importância da conduta do enfermeiro intensivo na prevenção e controle da Sepse (popularmente conhecida como infecção generalizada), proferida pela presidente do Coren São Paulo, Renata Pietro. Na explanação, a gestora ressaltou a relevância da identificação precoce da Sepse, um caminho que qualifica o estudante e pode salvar vidas: ela é a doença que mais mata atualmente no Brasil, não apenas dentro das terapias intensivas, como também no sistema de saúde como um todo. “A mortalidade brasileira em decorrência da Sepse é elevadíssima, hoje está em torno de 60%. Ensinar e mostrar isso para os alunos é mudar desfechos, quebrar paradigmas e trazer um novo olhar frente à Sepse”, declarou a palestrante.

Toda a logística do evento foi preparada pelos alunos do curso de Enfermagem da instituição, com apoio da coordenação. A acadêmica e presidente do CA, Déborah Gomes, agradeceu o empenho e a colaboração de todos, ressaltando uma recente conquista. Além do aumento do número de inscritos no evento, o Centro Acadêmico conquistou sua primeira publicação em anais de publicações científicas, sendo o 4º CA do país a receber esse reconhecimento. O curso recebeu nota 5 do MEC, pontuação máxima atribuída pelo Ministério, que avalia o corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura dos cursos de graduação no país.

Destacando o envolvimento do corpo discente na organização do evento, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da instituição, profa. Milca Severino, pontuou a relevância da temática central que contextualiza as discussões do Encontro – Segurança do paciente- pauta de discussão mundial que impacta diretamente na qualificação dos alunos. “É uma atividade que apoiamos e atinge dois pontos fundamentais na formação dos nossos estudantes: o contato direto com a pesquisa e o comprometimento solidário de partilhar esse conhecimento com as demais pessoas e colegas”, refletiu.

Fotos: Wagmar Alves