Encontro Científico traz discussão sobre infecção generalizada

Após uma maratona de minicursos, o XVI Encontro Científico dos Acadêmicos de Enfermagem da PUC Goiás continua nesta sexta-feira, 23, na Área 4 da instituição (Praça Universitária). No turno matutino, representantes da Reitoria, Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Conselho Regional de Enfermagem (Coren, de Goiás e São Paulo), coordenação do curso, Centro Acadêmico e Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição (Ceen) prestigiaram as atividades do evento que recebeu, nesta edição, mais de 340 inscritos da universidade e de outras instituições de ensino superior.

O destaque da programação de hoje foi a palestra A importância da conduta do enfermeiro intensivo na prevenção e controle da Sepse (popularmente conhecida como infecção generalizada), proferida pela presidente do Coren São Paulo, Renata Pietro. Na explanação, a gestora ressaltou a relevância da identificação precoce da Sepse, um caminho que qualifica o estudante e pode salvar vidas: ela é a doença que mais mata atualmente no Brasil, não apenas dentro das terapias intensivas, como também no sistema de saúde como um todo. “A mortalidade brasileira em decorrência da Sepse é elevadíssima, hoje está em torno de 60%. Ensinar e mostrar isso para os alunos é mudar desfechos, quebrar paradigmas e trazer um novo olhar frente à Sepse”, declarou a palestrante.

Toda a logística do evento foi preparada pelos alunos do curso de Enfermagem da instituição, com apoio da coordenação. A acadêmica e presidente do CA, Déborah Gomes, agradeceu o empenho e a colaboração de todos, ressaltando uma recente conquista. Além do aumento do número de inscritos no evento, o Centro Acadêmico conquistou sua primeira publicação em anais de publicações científicas, sendo o 4º CA do país a receber esse reconhecimento. O curso recebeu nota 5 do MEC, pontuação máxima atribuída pelo Ministério, que avalia o corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura dos cursos de graduação no país.

Destacando o envolvimento do corpo discente na organização do evento, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da instituição, profa. Milca Severino, pontuou a relevância da temática central que contextualiza as discussões do Encontro – Segurança do paciente- pauta de discussão mundial que impacta diretamente na qualificação dos alunos. “É uma atividade que apoiamos e atinge dois pontos fundamentais na formação dos nossos estudantes: o contato direto com a pesquisa e o comprometimento solidário de partilhar esse conhecimento com as demais pessoas e colegas”, refletiu.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.