Encontro Científico de Fisioterapia é aberto na Escola de Formação

O 17º Encontro Científico de Fisioterapia da PUC Goiás foi aberto na manhã desta quinta-feira, 13, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades (Setor Universitário). O evento é totalmente organizado pelos estudantes, por meio do Centro Acadêmico do curso, e, neste ano, oferece 40 palestras e minicursos, das 9h às 20 horas, na Escola de Formação e também na Área 4, envolvendo mais de 400 alunos.

“Neste evento, vamos discutir o papel do fisioterapeuta na sociedade atual e até onde podemos ir em nossa função, como profissional e ser humano”, destacou a acadêmica de Fisioterapia, Francielle Alves, da comissão organizadora do Encontro. A abertura foi prestigiada pelo corpo docente, que enfatizou a importância do envolvimento dos acadêmicos na organização de eventos. “Eles cuidam de toda a logística e escolhem os temas das palestras, a partir de pesquisas feitas com os próprios colegas. É um crescimento acadêmico e pessoal, afinal quem administra um evento, pode gerenciar diversos tipos de situações”, enfatizou a coordenadora do curso, profa. Larissa Oliveira.

Com cerca de 480 estudantes matriculados, 50% das disciplinas teóricas oferecem práticas laboratoriais, fato que permite ao acadêmico desenvolver uma gama de ferramentas necessárias que o prepara para o mercado de trabalho. “Além disso, grande parte dos professores é composta por mestres e doutores. E tem o envolvimento dos alunos na iniciação científica – experiência que permite ao estudante solucionar problemas por meio da pesquisa”, concluiu a coordenadora.

Na quinta-feira foram discutidos alguns temas, entre eles, fisiologia cardiovascular, o fisioterapeuta nas redes sociais, Olimpíadas Rio 2016, fraturas no atleta, fisioterapia oftálmica e visão dos recém-formados acerca do mercado de trabalho. A programação do evento continua amanhã, até às 20 horas, com palestras e minicursos nas áreas 4 e 6.