Encontro Científico da Enfermagem discute Tecnologia e Segurança do Paciente

Um evento cuja temática é escolhida pelos próprios alunos, que cuidam de toda a organização, desde o contato com palestrantes, inscrições, escolha do espaço, controle de frequência, lanche, entre outros aspectos logísticos com apoio da coordenação do curso. Esse é o contexto do Encontro Científico dos Acadêmicos de Enfermagem da PUC Goiás, que neste ano, chega a 16ª edição, discutindo sobre Tecnologia e Segurança do Paciente. Para dar início à programação, que começou nesta quinta-feira, 22, e segue até amanhã, 23, na Área 4 (Praça Universitária), com programação nos três turnos, a universidade recebeu uma equipe de engenheiros clínicos, que ministrou minicurso intitulado Tecnologia Segura- Centro Cirúrgico e UTI.

Segundo o engenheiro clínico, Rafael Nunes, o intuito da palestra foi compartilhar as experiências da equipe na área hospitalar, incluindo o manuseio de equipamentos médicos e a vivência dentro dos estabelecimentos assistenciais de saúde, além de possibilitar aos estudantes um contato com a prática clínica, rotina que fará parte do cotidiano dos futuros enfermeiros. “Quando tiverem contato com os equipamentos, é uma oportunidade para lidar com eles, saber fazer uma higienização adequada e como proceder em um momento de risco, porque o aparelho está diretamente ligado ao paciente. Logo, é um curso voltado à segurança na saúde, ou seja, do paciente em si”, explicou.

Além da explanação teórica, a equipe liderada pelo engenheiro clínico Eber Rodrigues trouxe uma amostra da aparelhagem usada em uma Unidade de Terapia Intensiva. “Queremos mostrar a utilização do equipamento hospitalar, como funciona e os parâmetros básicos de funcionamento para que, num momento de utilização os estudantes não tenham medo ou risco de interagir com o equipamento, que é muito didático e simples de operar”, complementou o engenheiro Vinicius Souza.

A coordenadora do curso de Enfermagem, profa. Vanusa Leite, que prestigiou o minicurso, destacou a relevância do tema para a qualificação acadêmica, seja para o enfermeiro que irá atuar dentro de uma UTI, seja para preparar os alunos para as diversas patologias que terá que lidar. Tudo isso somado ao conhecimento sobre os avanços tecnológicos: “não adianta ser um bom enfermeiro se o profissional não estiver atualizado quanto à tecnologia. A segurança do paciente é um tema muito discutido e está inserido, obrigatoriamente, do primeiro ao último módulos do curso, porque o enfermeiro tem uma responsabilidade técnica e lida diuturnamente com o paciente”, ressaltou a gestora.

Representando os estudantes que estão na liderança da organização do evento, a presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem, Déborah Gomes, destacou a proposta coletiva da iniciativa, que atende a uma demanda da comunidade estudantil. “Procuramos ser democráticos na escolha do assunto e a segurança do paciente foi um dos temas mais listados. Então conseguimos unir o tema, contemplando as inovações na área. Estamos felizes com a acolhida dos estudantes e com o apoio da coordenação”, declarou a estudante.

O evento também é aberto a estudantes de outras instituições de ensino superior. A programação completa pode ser conferida na página: http://ecaenf.com.br/

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.