Enade avalia cursos da PUC

Não vai ter feriado prolongado neste próximo final de semana não, pelo menos para quem irá fazer Exame Nacional de Desempenho dos Estudante (Enade). Mais de 400 estudantes da PUC Goiás, de 15 cursos de graduação, participam da edição 2021 do exame, que acontece no domingo, dia 14 de novembro, às 13 horas. A participação no Enade é obrigatória e requisito para colar grau e pegar o tão sonhado diploma.

A avaliação será realizada em todo o Brasil pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avaliará cerca de 490 mil estudantes concluintes dos cursos de 30 áreas do conhecimento. O objetivo é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Os estudantes são avaliados por meio da aplicação da prova e do preenchimento do Questionário do Estudante, disponível para envio das informações até 13 de novembro, pelo Sistema Enade. Os dois instrumentos são requisitos para assegurar a regularidade dos inscritos junto ao exame. Ao preencher o questionário, o participante tem a oportunidade de avaliar seu curso de graduação e sua instituição de educação superior em diferentes aspectos.

Para a coordenadora de Apoio Pedagógico da PUC Goiás, profa. Luciana Machado, o exame criado em 2004 passou por grandes mudanças nestes 17 anos. Se a realização estava apenas vinculada à conquista do diploma, atualmente, segundo ela, também é uma peça importante na relação com o mercado de trabalho.

O Enade, antes, só tinha o objetivo de avaliar como os estudantes estavam desenvolvendo os cursos escolhidos. Mas atualmente já é considerado ponto positivo na avaliação em entrevistas de emprego e ingresso em cursos de pós e residência.

Luciana Machado

Cursos da PUC

Participam da prova, os estudantes com mais de 80% dos cursos concluídos dos cursos:

• Biologia (bacharelado e licenciatura)
  • Educação Física (bacharelado e licenciatura)
  • Filosofia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Matemática
  • Letras
  • Pedagogia
  • Química
  • Ciência da Computação
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Design.

Prova

Os estudantes da PUC estarão divididos em três locais: Universidade Federal de Goiás, Unip e Unialfa. Em todos serão recebidos por professores da PUC Goiás, que realizarão o acolhimento e incentivarão os participantes. A preparação começou no início deste ano e foi reforçada neste último semestre, sempre lembrando os estudantes que o Enade é importante para a formação e a vida profissional.

A prova do ENADE, a ser realizada em 4 horas é composta por:

• 10 questões de Formação Geral, sendo 8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas que avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto;
  • 30 questões do Componente Específico da área avaliada envolvendo situações-problema e estudo de casos, sendo 27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas
  • Questionário de percepção sobre a prova