Empreendedorismo é discutido na Mecatrônica

A área de automação sempre despertou o interesse do acadêmico Hyan Gabriel Bragança, 16 anos. No ensino médio, ele criou um carregador eólico e a experiência instigou o interesse pelo curso de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica), fato que possibilitou o ingresso na universidade, mediante aprovação no vestibular. O calouro compareceu à aula inaugural do curso, realizada na manhã desta quarta-feira, 28, no auditório 3 da área 2, cujo foco foi o empreendedorismo aliado à inovação. “Tenho muitas ideais e espero que minha vida profissional seja promissora. É um curso difícil, mas através de muito estudo e dedicação nós conseguimos”, reflete.

O coordenador do curso, Vitor Hugo Martins, pontua que a aula é um momento para reunir a maioria dos acadêmicos com o objetivo de discutir as demandas atuais e desafios futuros acerca da profissão. “As start ups na área de tecnologia a cada dia se fortalecem mais. Ainda na universidade, os estudantes podem apresentar esses projetos, que podem se tornar empresas no futuro. Muitas surgiram dentro das universidades até conseguir caminhar com suas próprias pernas”, observa.

A palestra de abertura foi proferida  pelo coordenador da Incubadora de Empresas da PUC Goiás, prof. Cárbio Waqued, que ressaltou o papel da Engenharia ao trazer  novas start ups para o mercado: “é uma demanda que mudou os modelos de trabalho e se os engenheiros trazerem essas inovações, teremos bastante coisas novas para implantarmos mundialmente”, almeja.

Em seguida,  o consultor Rodrigo Pietro proferiu palestra sobre o tema Automação integrada para indústria 4.0. Posteriormente, os acadêmicos do curso relataram sobre as oportunidades na empresa júnior da Mecatrônica, além de um momento de conversa com os membros da Atlética e Centro Acadêmico.

Fotos: Jota Junior