Emoção e fé marcam a bênção da imagem de Nossa Senhora Sedes Sapientiae

A manhã desta quinta-feira, 02, foi marcada pela bênção da imagem de Nossa Senhora Sedes Sapientiae (Sede da Sabedoria), na Área 4, ao lado do prédio da Reitoria. O momento religioso foi celebrado pelo arcebispo metropolitano, Dom João Justino de Medeiros Silva, e prestigiado pelo arcebispo emérito Dom Washington Cruz, pelo Bispo Levi Bonatto, pelo Pároco da Paróquia Universitária São João Evangelista, Davi Pereira de Jesus e pelos Padres Géster de Cabral e Thyers.

Em pesquisa empreendida pelo historiador Antônio Caldas, na qual examinou detidamente documentos de Dom Fernando Gomes dos Santos, antes mesmo da criação da Universidade de Goiás (hoje PUC Goiás), em 17/10/1959, o então arcebispo de Goiânia e primeiro Grão-chanceler, já havia batizado e consagrado no coração a instituição sob a égide de Maria, invocando-a com o título Sedes Sapientiae.

Responsável pela celebração religiosa, Dom João Justino de Medeiros citou a consagração feita por Dom Fernando e entendeu que a professora Olga teve uma ‘bonita intuição’ de instalar na Área 4 a imagem da Nossa Senhora Sede da Sabedoria: “Nesta oportunidade, aproveitamos para pedir que todos aqueles que frequentam espaço de ciência, razão, diálogo, escuta, encontro e pesquisa, tenham a proteção de Nossa Senhora Sedes Sapientiae e que ela acompanhe todos aqueles que apostam neste caminho fiéis ao projeto da universidade católica”.

A professora Olga Izilda Ronchi, reitora da PUC Goiás, lembrou na ocasião que, desde 2022, a PUC Goiás tem implantado bases na Pastoral da universidade, com vistas a proporcionar espaços de acolhida, dedicados a oração e reflexão, de modo que, na Área 4, a imagem de Nossa Senhora da Sabedoria é mais uma expressão da identidade da natureza católica da universidade.

Em seu discurso emocionado, a professora destacou que a reprodução da imagem só foi possível porque muitas mãos se uniram para que ela se concretizasse, desde a pesquisa do historiador Antônio Caldas, passando pela produção do protótipo da imagem, feita pelo professor Marcos Lajovic e equipe até a réplica entalhada da obra em si, agora, exposta na comunidade acadêmica.

Também prestigiaram a bênção da imagem e a celebração religiosa o ex-reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado; pró-reitores; diretores de Escolas; coordenadores de curso; professores; estudantes e funcionários da PUC Goiás.

Um pouco mais sobre Nossa Senhora Sedes Sapientiae

Doutorando em Ciências da Religião, o professor Narcélio Lima nos ensina que Nossa Senhora da Sabedoria ou Trono da Sabedoria ou Sedes Sapientiae é um título medieval dado a Nossa Senhora já com herança no livro dos reis, das crônicas e mostra Nossa Senhora como sendo o trono da sabedoria.

Ele adita: “No ano 2000, o Papa João Paulo II pediu que um artista esloveno fizesse um mosaico de Nossa Senhora da Sabedoria consagrando todas as universidades católicas a ela e a PUC Goiás foi a primeira universidade porque Dom Fernando já havia consagrado no coração antes mesmo da fundação. Esse dia é também um resgate histórico e a importância de Nossa Senhora é muito óbvia: ela é a mãe da sabedoria e do verbo encarnado, que é seu filho Jesus”.

Fotos: Wagmar Alves