Emoção e fé marcam a bênção da imagem de Nossa Senhora Sedes Sapientiae

A manhã desta quinta-feira, 02, foi marcada pela bênção da imagem de Nossa Senhora Sedes Sapientiae (Sede da Sabedoria), na Área 4, ao lado do prédio da Reitoria. O momento religioso foi celebrado pelo arcebispo metropolitano, Dom João Justino de Medeiros Silva, e prestigiado pelo arcebispo emérito Dom Washington Cruz, pelo Bispo Levi Bonatto, pelo Pároco da Paróquia Universitária São João Evangelista, Davi Pereira de Jesus e pelos Padres Géster de Cabral e Thyers.

Em pesquisa empreendida pelo historiador Antônio Caldas, na qual examinou detidamente documentos de Dom Fernando Gomes dos Santos, antes mesmo da criação da Universidade de Goiás (hoje PUC Goiás), em 17/10/1959, o então arcebispo de Goiânia e primeiro Grão-chanceler, já havia batizado e consagrado no coração a instituição sob a égide de Maria, invocando-a com o título Sedes Sapientiae.

Responsável pela celebração religiosa, Dom João Justino de Medeiros citou a consagração feita por Dom Fernando e entendeu que a professora Olga teve uma ‘bonita intuição’ de instalar na Área 4 a imagem da Nossa Senhora Sede da Sabedoria: “Nesta oportunidade, aproveitamos para pedir que todos aqueles que frequentam espaço de ciência, razão, diálogo, escuta, encontro e pesquisa, tenham a proteção de Nossa Senhora Sedes Sapientiae e que ela acompanhe todos aqueles que apostam neste caminho fiéis ao projeto da universidade católica”.

A professora Olga Izilda Ronchi, reitora da PUC Goiás, lembrou na ocasião que, desde 2022, a PUC Goiás tem implantado bases na Pastoral da universidade, com vistas a proporcionar espaços de acolhida, dedicados a oração e reflexão, de modo que, na Área 4, a imagem de Nossa Senhora da Sabedoria é mais uma expressão da identidade da natureza católica da universidade.

Em seu discurso emocionado, a professora destacou que a reprodução da imagem só foi possível porque muitas mãos se uniram para que ela se concretizasse, desde a pesquisa do historiador Antônio Caldas, passando pela produção do protótipo da imagem, feita pelo professor Marcos Lajovic e equipe até a réplica entalhada da obra em si, agora, exposta na comunidade acadêmica.

Também prestigiaram a bênção da imagem e a celebração religiosa o ex-reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado; pró-reitores; diretores de Escolas; coordenadores de curso; professores; estudantes e funcionários da PUC Goiás.

Um pouco mais sobre Nossa Senhora Sedes Sapientiae

Doutorando em Ciências da Religião, o professor Narcélio Lima nos ensina que Nossa Senhora da Sabedoria ou Trono da Sabedoria ou Sedes Sapientiae é um título medieval dado a Nossa Senhora já com herança no livro dos reis, das crônicas e mostra Nossa Senhora como sendo o trono da sabedoria.

Ele adita: “No ano 2000, o Papa João Paulo II pediu que um artista esloveno fizesse um mosaico de Nossa Senhora da Sabedoria consagrando todas as universidades católicas a ela e a PUC Goiás foi a primeira universidade porque Dom Fernando já havia consagrado no coração antes mesmo da fundação. Esse dia é também um resgate histórico e a importância de Nossa Senhora é muito óbvia: ela é a mãe da sabedoria e do verbo encarnado, que é seu filho Jesus”.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.