Embaixadora da Síria no Brasil profere palestra na universidade

A embaixadora da Síria no Brasil, Rania Al Haj Ali, ministrou uma palestra para os estudantes e professores da Escola de Direitos Negócios e Comunicação (EDNC), no Teatro PUC (Câmpus V), na manhã desta quinta-feira, 4. A diplomata foi responsável por abordar o tema A situação política e econômica na Síria e o contexto regional e mundial influenciador, no âmbito dos desdobramentos ocorridos.

A conferência foi organizada pelo coordenador do curso de Relações Internacionais, Danillo Alarcon, mas a atividade foi desenvolvida para congregar todos os acadêmicos da EDNC, além de ter sido prestigiada por parte da comunidade sírio-libanesa goiana.

O professor Danillo Alarcon contou que a organização do evento teve início quando a Federação das Mulheres de Goiás e o Consulado Geral da Síria em Goiânia procuraram a PUC Goiás para tratar de uma parceria para realizar o evento: “o objetivo era que ele acontecesse com todas as suas perspectivas políticas, mas dentro de um ambiente acadêmico, onde pudéssemos debater as questões que envolvem a Síria de forma bastante séria, contemporizada de forma a gerar novo conhecimento para os estudantes”, relatou.

Danillo explicou que a vinda de uma embaixadora para PUC Goiás ‘abre os olhos’ dos nossos estudantes para a realidade globalizada vivida no mundo, de uma forma mais eficaz que outras atividades acadêmicas: “A embaixadora vem representando uma cultura, outro país, oportunidades de negócios, de educação, uma gama de possibilidades que se fazem representar quando a representante oficial de um país estrangeiro vem conversar com a gente”, explicou.

Além da embaixadora, a mesa foi composta pela diretora da EDNC, professora Ana Flávia Mori Lima Cesário Rosa; o assessor de Relações Internacionais do Estado de Goiás, Giordano Souza; o cônsul honorário da Síria no Brasil, Jamal Yusuf; a presidente da Federação das Mulheres de Goiás, professora Jucilene Barros; o responsável pela pastoral do Centro-Oeste no Brasil, padre Rafael Magul e o professor Danillo Alarcon.

Ao fazer uso da palavra, antes da explanação de Rania, o padre Rafael Magul destacou que uma das marcas indeléveis da PUC Goiás é a diversidade e citou que a universidade foi a primeira a abrigar refugiados.

A professora Ana Flávia Mori Cesário Rosa, por sua vez, aproveitou a oportunidade para lembrar a importância de celebrar e homenagear a comunidade sírio-libanesa e citou que o evento tem alcance no eixo da internacionalização dentro da EDNC.

A discussão geopolítica no meio universitário

Em sua exposição feita com a ajuda de uma intérprete, Rania Al Raj Ali reforçou a importância do debate geopolítico no ambiente acadêmico, explicando a necessidade de se compreender todos os lados de um conflito e de uma situação política internacional.

A embaixadora explicou que, em relação à Síria, há uma narrativa ocidental e uma narrativa Síria e, após um longo conflito civil, houve uma tentativa de inserção na política internacional que passa por esse contato com a universidade, para corrigir visões deturpadas em um espaço de ensino-aprendizagem: “É importante ressaltar que não se trata de impor uma visão distinta daquela que está no meio cotidiano, mas sim de trazer uma das perspectivas, e a embaixadas da Síria tem esse papel nos países onde ela está representando”, esclareceu.

Acolhida na Reitoria

Ao término da palestra, a embaixadora foi recebida pela reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, em sua sala de reuniões. Honrada com a visita, a reitora falou para a embaixadora sobre a formação para o humanismo solidário, citou o pacto educativo global, idealizado por Papa Francisco, falou que a instituição recebe diversas nações e religiões e pratica com seriedade o respeito à diversidade.

Na oportunidade, a reitora contou um pouco sobre a história da PUC Goiás para Rania, citando que se trata da primeira universidade da região Centro-Oeste, fundada em 1959 e com cerca de 120 mil profissionais formados até os dias atuais.

Surpresa com os dados, a embaixadora parabenizou o trabalho desenvolvido pela PUC Goiás: “Eu sou formada pela universidade de Damasco e tenho profunda gratidão e reconhecimento pela importância fundamental que a academia desempenhou na trajetória da minha carreira. Eu vejo que aqui na PUC Goiás vocês educaram gerações que vão contribuir de forma inestimável para o desenvolvimento do Estado”, afirmou categoricamente.

Ao fim, a embaixadora e a reitora trocaram presentes.

Fotos: Wagmar Alves