Calourada reúne novos alunos e responsáveis

O plantel que a caloura de Medicina Veterinária Eduarda Oliveira Batista, 18 anos, tem na chácara da família, em Hidrolândia, dá o tom de sua afinidade com os animais. Ao todo, são 11 bichinhos, entre águas, gatos, cachorros e até duas calopsitas, um tipo de ave. “Gosto bastante de animais e meu avô diz até que eu tenho o dom  (de cuidar)”, comentou ela, momentos antes do primeiro dia da Calourada 2018/2, realizada na noite desta quinta-feira, 2, no Teatro do Centro de Convenções PUC, no Campus II.

No evento, ingressantes na graduação e seus familiares conheceram a administração superior da PUC Goiás. Hoje, a universidade tem dez Escolas e um Instituto, com 46 cursos em todas as áreas do conhecimento.

Eduarda admite a sensação de “frio na barriga” pelo início desta nova fase, afinal, tudo – ou quase tudo – é novidade. “Ainda não sei como vai ser, mas espero me sair bem, estudar bastante”, afirmou. Para superar os desafios, conta com o apoio da família, especialmente do pai, o advogado Valdenilson Batista, 39 anos. Egresso da PUC Goiás, ele se formou há dois em Direito pela instituição. “Já conheço a casa e sei que é um bom lugar. Com certeza, a Eduarda terá bons resultados”, incentivou.

O calouro de Educação Física Junio Borges Vieira Castro, 25, também se inspirou em um exemplo próximo na hora de escolher uma instituição de ensino para cursar a graduação. A namorada se formou recentemente em Psicologia pela PUC Goiás. “Pelo que acompanhei, deu para perceber a excelência da universidade”, relatou, explicando que a escolha do curso superior se deve à afinidade com a prática esportiva. Atualmente, ele é responsável pelos treinamentos de um time de vôlei feminino master em Bela Vista, na região metropolitana de Goiânia – cidade onde mora. “Quero me profissionalizar”, avisa.

A pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana, recepcionou alunos e responsáveis e salientou a consolidação do encontro Universidade e Famílias – Construindo Vínculos. Ela explicou que este primeiro momento da Calourada simboliza um pacto pela formação dos estudantes. “Queremos que eles saiam daqui conscientes de seu papel na sociedade”, afirmou, citando que na universidade oferece espaços de pesquisa e de extensão para que eles possam se desenvolver.

É justamente o que espera o calouro de Enfermagem Guilherme Lustosa, 17, que escolheu o curso pela afinidade com as áreas de Saúde e de Biologia. “Já pesquisei sobre alguns locais de estágio e achei interessante. Espero me tornar um enfermeiro competente”, disse ele, que participou da Calourada acompanhado pelo pai, o motorista José Mário Gomes Barbosa, 44. “É muito importante a família fazer parte do começo dessa nova jornada”, ressaltou.

Novo caminho

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, disse receber os novos estudantes com “espírito de acolhida e uma esperança de futuro de uma universidade que se renova.” O novo semestre, para ele, simboliza um começo de uma caminhada para a instituição e de um novo caminho para os alunos que chegam à PUC Goiás. “Cada um tem que abraçar com determinação, perseverança, aproveitar essa oportunidade, esse tempo precioso da vida, e fazer com que isso frutifique ao longo de sua formação”, ensinou.

O arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom Washington Cruz, comparou o início do semestre letivo aos inúmeros recomeços que acontecem durante a vida. “Eu saúdo de coração a todos os que chegam pela primeira vez nesta casa, os abraço com muito amor. E estreito os laços de amizade e de fraternidade com aqueles que aqui já estão, pedindo as bênçãos de Deus obre todos”, declarou.

Programação

A Calourada segue nesta sexta-feira, 3, com encontros nos três turnos da universidade. Os ingressantes serão recebidos com informações sobre o curso, a profissão e o mercado de trabalho que escolheram. A programação pode ser consultada no local de encontro na secretaria de sua Escola.

Fotos: Ana Paula Abrão