Em busca da nota 5, universidade lança campanha para o Enade

Reunindo estudantes de 7 dos 12 cursos da instituição que participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018, a PUC Goiás lançou na noite desta quinta-feira, 20, a campanha Conquiste o 5 para o seu curso. Diante de um Auditório da Área 4, no Setor Leste Universitário, lotado, gestores falaram para sobre a preparação para a prova e deixaram uma mensagem de incentivo aos participantes.

Componente curricular obrigatório para os cursos de graduação, o exame será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 25 de novembro em todo o Brasil.

A pró-Reitora de Graduação da PUC Goiás, profa. Sônia Margarida Gomes Sousa, ressaltou o papel da avaliação para a universidade, para o curso e para os alunos. “A visibilidade que uma nota nos patamares 4 ou 5 traz para o curso é muito importante. Isso agrega valor ao diploma que o aluno irá receber”, refletiu, citando que toda a sociedade se beneficiará da qualidade dos profissionais formados pela instituição.

Aos concluintes que vão fazer o exame, o reitor da universidade, prof. Wolmir Amado, lembrou que uma boa nota no exame abre portas tanto no mercado quanto na academia. É que o Ministério da Educação (MEC) expede um relatório individual com a nota do estudante, documento que pode ser anexado ao diploma. “Uma nota boa é um destaque também. Tem empresas e seleções e mestrado que estão pedindo o relatório do Enade. Então, procure fazer bem sua prova”, aconselhou.

O gestor citou ainda o diploma do mérito acadêmico, honraria que passou a ser concedida pela PUC Goiás no último semestre, “É um destaque que vale para qualquer universidade no mundo”, diz.

Conteúdos

Coordenadora de Apoio Pedagógico da Pró-Reitora de Graduação (Prograd), a profa. Luciana Alves Antônio Machado apresentou aos acadêmicos o folder da campanha. O material distribuído aos acadêmicos traz informações sobre os objetivos do exame, as atividades orientadoras que serão realizadas pelos cursos, além das etapas que ocorrem antes e depois da prova. “Estamos ‘aquecendo’ para o Enade. Vamos todos juntos para a prova”, incentivou.

Já assessora da Prograd, profa. Marta Cançado, apresentou o site do Enade, hospedado na página da universidade na internet. No endereço eletrônico, o poderá acessar orientações e conteúdos formativos.

De 8 a 16 de outubro, os cursos participantes do exame também realizam o projeto S.Ó. Enade (Seminários de Orientação Enade).

Participantes

Alunos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Psicologia, Serviço Social e Gastronomia participaram do encontro.

No dia 2 de outubro, uma nova reunião, desta vez no Teatro PUC, no Câmpus V, congregará alunos de Direito, Teologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais para o lançamento da campanha. O evento ocorrerá em três horários: às 9h, às 15h e às 19 horas.

O exame

O Enade é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante.

De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Fotos: Ana Paula Abrão