Egresso é premiado no Festival Internacional Cannes Lions

O egresso do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Goiás, Rafael Lisita, foi premiado com o Leão de Ouro no Festival Internacional Cannes Lions, considerado o Oscar da Publicidade no mundo, que ocorreu de 19 a 23 de junho, no sul da França.

Publicitário da DM9, ele atuou no planejamento da campanha The Cost of Gold, encabeçada pela Agência em parceria com a Urihi Associação Yanomami, com a finalidade de conscientizar artistas de Hollywood sobre as repercussões do garimpo ilegal de ouro na Amazônia.

A ação proposta pela equipe foi a criação de uma estatueta de Omama, que é considerado pelos yanomamis como guerreiro, criador e protetor do seu povo. A peça desenvolvida para a campanha lembra o modelo daquela entregue aos vencedores do Oscar, todavia com a diferença de não ser banhada em ouro.

De acordo com Lisita, a estatueta foi enviada aos 20 principais nomeados com uma carta pedindo socorro. Deste modo, ela funciona como um meio de conscientizar às pessoas sobre o impacto social e natural de cada grama de ouro ilegal para a Floresta Amazônica e para o povo yanomami.

“Nossos objetivos eram gerar conversa, visibilidade pra pauta, provocar a academia de cinema, incentivar artistas a se mobilizarem e dar um empurrão para que o governo federal tomasse medidas”, explicou.

Celebração

Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da universidade, a profa. Luciana Serenini acolhe com alegria o reconhecimento pelo trabalho do ex-aluno e sua equipe. Para a docente, o sucesso profissional dos egressos mostra à comunidade acadêmica que o projeto pedagógico do curso está alinhado com o mercado publicitário e com a busca permanente pela excelência.

“O reconhecimento de talentos criativos da publicidade nos enche de orgulho, por fazer parte da história de tantos jovens que sonham em fazer a diferença no mundo e na comunicação. Um mérito de esforço, trabalho colaborativo, muito estudo e pautado sempre pelos desafios”, refletiu.

Ela ainda acrescentou: “nos honra saber que, de nossa parte, a procura por alinhar questões mercadológicas e de alta qualidade técnica na capacitação dos nossos alunos se alia também à certeza de que temas e pautas que prezem pela sustentabilidade e visão integral dos desafios do nosso planeta estão sempre alinhados continuamente”.

Marco na carreira

Em seu perfil do Instagram, Lisita celebrou a conquista do prêmio, agradecendo o empenho de toda a equipe envolvida. Ele ainda relembrou de quando era acadêmico na PUC e ouvia dizer sobre os cobiçados leões de Cannes, conquistados por profissionais de referência. Hoje, o publicitário é um deles.

“Não sou um profissional movido a prêmios, assumo, mas não vou dizer que este “título” não mexe comigo, porque mexe. É um marco importante que faz eu me sentir no caminho certo da minha profissão, principalmente, por se tratar de uma ação com propósito maior. Fazer Publicidade também pode ser uma maneira de fazer o bem, de contribuir para a melhoria do nosso mundo e, sinceramente, sermos reconhecidos por isso é, para mim, ainda mais valioso”, descreveu Lisita.

Sobre o Cannes Lions

O Festival Internacional defende a excelência criativa desde 1954, fornecendo a referência definitiva para a criatividade que impulsiona o progresso globalmente. Nesta edição, o evento celebrou 70 anos de existência e provocou os profissionais de marketing e da indústria criativa a serem uma força para o bem em tempos de crescimento de polarizações e intolerâncias.

Acesse aqui a ficha técnica da Campanha The Cost of Gold