Egresso do curso de Economia retorna à universidade para lançamento de livro

Comemorando o Bicentenário da Independência, o VIII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação da PUC Goiás oferece aos seus estudantes a oportunidade de participar de fóruns, seminários, apresentações de trabalhos, exposições virtuais, jornadas, conferências, simpósios, maratonas, minicursos, colóquios, olimpíadas e palestras.

Dentro da programação do dia 20 de outubro, quinta-feira, houve o lançamento do livro ’30 anos de julgados’, escrito pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins José Wagner Praxedes, aluno egresso do curso de Economia da PUC Goiás.

O evento, que ocorreu no mini auditório do bloco B, 2º andar, do câmpus 5, reuniu a diretora da Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Ana Flávia Mori Lima Cesário Rosa; o coordenador do curso de Economia, professor Gesmar José Vieira, dentre outros coordenadores de curso, professores e estudantes da Escola.

Formado em Ciências Econômicas em 1981 pela então Universidade Católica de Goiás, Wagner Praxedes exerceu diversas funções profissionais, tanto na iniciativa privada quanto na administração pública.

O início de suas atividades no Tribunal de Contas do Tocantins se deu no cargo de auditor, no ano de 1989 e, em 1995, foi nomeado Conselheiro do TCE, chegando à presidência da corte no mesmo mês.

Ao falar sobre a palestra e o lançamento da obra, Wagner Praxedes afirma que se sente feliz e muito emocionado por regressar à sala de aula 41 anos depois de formado para dividir um pouco da sua trajetória de vida com os alunos e, quem sabe, até incentivá-los na sua jornada acadêmica.

De acordo com ele, o enfoque do livro é a importância do controle social dentro da fiscalização, “que é uma das ferramentas mais importantes do controle externo, feito com a participação da sociedade, principalmente de alunos, escolas e universidades”, explica.

Ainda sobre o livro, Praxedes explicou que se trata de uma obra decorrente de uma extensa pesquisa: “É fruto de 30 anos de pesquisa de julgados. A obra foi dividida em 10 tópicos que trazem os julgados de forma clara porque, como economista, a minha linguagem sempre foi muito clara e direta, de modo que qualquer aluno, mesmo de outro curso, vai compreender a leitura”, pontua.

Na oportunidade, o conselheiro e economista levou exemplares da obra para venda e foi informado aos presentes que todo o dinheiro arrecadado com a venda do livro será revertido em prol do Hospital do Câncer de Goiânia.