Egressa é aprovada em residência multiprofissional

A egressa do curso de Enfermagem da PUC Goiás, Valquíria Miranda Silva, 23 anos, foi aprovada na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a partir do dia 1º de março inicia as atividades em terapia intensiva. O resultado final da seleção foi publicado nesta segunda-feira, 5. Valquíria também foi classificada na Residência Multiprofissional do Estado de Goiás.

Formada em 2016, ela explica que o interesse pelos cuidados intensivos começou na graduação e, na residência, espera vivenciar a área na prática. “A terapia intensiva permite mais autonomia para a Enfermagem; ver um paciente crítico evoluir para um bom prognóstico é motivante. Nem tudo são flores, perdemos pacientes também, mas, aliando tecnologia e conhecimento, as UTIs permitem salvar vidas”, ressalta ela,  que é natural de Correntina, na Bahia, e se mudou para Goiânia ao ingressar na PUC Goiás.

A passagem pela universidade, aliás, foi fundamental para a aprovação na seleção, conforme analisa a egressa. Ao longo do curso, Valquíria se engajou em atividades de extensão – em ligas acadêmicas e na Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) – e de pesquisa – foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

“Essas atividades também foram um diferencial na análise de currículo para residências. As aprovações são reflexo da minha formação acadêmica, do excelente corpo docente da instituição”, diz a enfermeira, que também cursa pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva, no CEEN, que oferece cursos de especialização em parceria com a universidade.

O curso de Enfermagem da PUC Goiás completou 75 anos em 2017. Também no ano passado, a graduação obteve nota 5 – a máxima – do Ministério da Educação (MEC).