Egressa da PUC Goiás ganha bolsa de estudos na Alemanha

Formada em Relações Internacionais pela PUC Goiás, e com mestrado pela Hertie School of Governance (Berlim, Alemanha), a servidora pública federal, Daphnee Gonçalves Prates Flores Iglesias, foi uma das dez profissionais brasileiras selecionadas para receber um financiamento de pesquisa na Alemanha. A bolsa German Chancellor Fellowship for Future Leaders é patrocinada pelo próprio governo alemão e a Fundação Alexander von Humboldt.

O seu principal objetivo é selecionar jovens com perfil de liderança e trajetórias excepcionais, oriundos de cinco países: Brasil, China, Estados Unidos, Índia e Rússia, para um ano de seminários e desenvolvimento de projetos na Alemanha. Ela é a única goiana a ganhar essa bolsa de estudos.

Daphnee Iglesias estará à frente de um estudo comparativo entre Brasil e Alemanha, no âmbito do uso de dados abertos para promoção de transparência e combate à corrupção. O Brasil é membro fundador da Open Government Partnership, instituída em 2011. Já a Alemanha aderiu ao movimento apenas em 2016, com ressalvas ao uso de dados abertos por conta da forte regulação de proteção à privacidade online.

A internacionalista possui mais de 10 anos de experiência profissional, dividida em três continentes. Entre 2009 e 2014, morou no Sudeste Asiático, na Europa e no Canadá, onde trabalhou com relações institucionais, advocacy e planejamento estratégico para internacionalização de mercados/temas em variados setores: organizações sociais, acadêmicas e uma consultoria financeira.

Atualmente é técnica-administrativa em educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e consultora de pesquisa em privacidade online, dados abertos governamentais e transparência, tendo executado trabalhos para a World Wide Web Foundation e para a Transparência Internacional. Possui conhecimentos sobre ferramentas de negócios para promover inovação social – nesse aspecto, é aluna do curso executivo de Design Thinking Para Inovação Social e Liderança (DSIL), da Universidade das Nações Unidas para a Paz (UPEACE).

(Enviado pela coordenação do curso de Jornalismo)