Egressa assume presidência do Conselho Regional de Serviço Social

A egressa do curso de graduação e do mestrado em Serviço Social da PUC Goiás, Sueli Almeida Neves Sousa, é a nova presidente do Conselho Regional de Serviço Social (Cress 19ª região Goiás). A solenidade de posse ocorreu na noite desta terça-feira, 16, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), durante a programação do XI Simpósio e 38ª Semana da/o Assistente Social, realizado pela instituição em parceria com o Conselho.

Com mais de 87 anos de história no Brasil, o serviço social tem o papel de mediar e operacionalizar as políticas públicas no País. Na PUC Goiás, especificamente, o curso já existia antes da criação da própria universidade e traz consigo o diferencial do pioneirismo.

“Nós trabalhamos com expressões da questão social, então atuamos nas políticas públicas diversas (saúde, educação, assistência social, habitação, cultura, previdência social e nos diversos espaços ocupacionais)”, ressaltou a presidente.

Sueli também relembrou sua trajetória na instituição e seu compromisso ético à frente do Conselho. “Minha palavra é de gratidão. Assumir o Cress é a responsabilidade da continuidade, porque a PUC e o Conselho sempre estabeleceram uma parceria que contribui para a formação do assistente social, que está inserido no chão da realidade. Eis-me aqui com o lema a serviço da vida”, declarou.

Com mais de 8 mil profissionais inscritos, o Cress atua conjuntamente com o Conselho Federal de Serviço Social (Cefess), e em sintonia com a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), que traz a práxis de uma matriz marxiana.

Ao resgatar suas raízes, Sueli também trouxe uma fala de representatividade ao destacar sua posição como mulher, negra e trabalhadora. Oriunda de uma família de 15 filhos, ela foi a primeira a conquistar o diploma de graduação e depois o mestrado.

“Em tempos de muito individualismo, a gente chama à coletividade e à reflexão das relações sociais. Este saber é muito pequeno em relação aos diversos saberes que têm o nosso povo: os nossos pais e as pessoas as quais eu represento ao chegar aqui”, declarou.

Após a posse, o público assistiu a palestra do prof. dr.  Leonardo Ortegal, docente do Departamento de Serviço Social (SER) e do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Universidade de Brasília.

Em sua explanação, ele discorreu sobre os fundamentos da formação profissional e seu papel de articular, mediar as políticas públicas e torná-las mais eficientes, trabalhando em conjunto com a comunidade e sujeitos das mais diversas naturezas.

Lista completa

A nova gestão do Cress é referente ao triênio 2023-2026. Na ocasião, também foram empossados o vice-presidente, secretárias(os), tesoreiras(os) e suplentes. Confira, abaixo, a lista completa dos novos gestores. Vale destacar que a posse ocorreu na data posterior ao Dia da/o Assistente Social, celebrado anualmente no dia 15 de maio.

CHAPA ELEITA DO CRESS: Serviço Social é Luta Coletiva, Organização e Resistência

Presidente – Sueli Almeida Neves Sousa

Vice-Presidente – Wesley Junio Nunes