Educanda da Escola de Circo representará Goiás em comitê nacional

A educanda da Escola de Circo Dom Fernando da PUC Goiás, Aline Ferreira da Silva, 15 anos, foi eleita titular no Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) nacional, que é assessorado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Aline e o assistente social da Escola de Circo Dom Fernando (ECDF), Danilo Joaquim da Silva, participaram, no último dia 3, da reunião virtual de recomposição do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Estado de Goiás, ocasião em que Aline foi eleita representante do Estado de Goiás na CPA nacional. Participaram da eleição 60 adolescentes de nove regiões do Estado de Goiás.

Aline já era representante do CPA estadual, junto com o educando Henrique Teles Oliveira e a educanda Lara Nayara Nunes Freitas, também da Escola de Circo e agora foi eleita representante no CPA nacional. Aluna do Ensino Médio e moradora da região, Aline participa do projeto há oito anos e gosta de pular corda, técnicas de equilíbrio e de danças populares, como Frevo, Maculelê e Dança da Peneira.

Para Danilo, que acompanhou a escolha da educanda, a indicação é um reconhecimento ao trabalho da Escola. “Ao longo dos 24 anos de existência, a Escola de Circo atua no estímulo ao protagonismo infantojuvenil, onde todas as atividades são desenvolvidas com os educandos para estimular a consciência de que são também sujeitos de direito”.

Escola de Circo

A Escola de Circo Dom Fernando é o único programa de extensão universitária no mundo que segue a proposta metodológica do Circo Social, com a arte contribuindo para a autonomia e a emancipação humana. “Aline, juntamente com outros educandos, participam sempre da organização e realização de diversos eventos do calendário da Escola de Circo, como reuniões e encontros temáticos, espetáculos, conferências e seminários sendo, dessa forma, protagonista destas vivências,” conclui Danilo.

A coordenadora da Escola de Circo, Janaína Gomes de Souza, afirma que todos da Escola estão orgulhosos pela conquista da jovem. “Essa representatividade fortalece o protagonismo infantojuvenil e a autonomia de crianças e adolescentes. É o resultado de um trabalho em equipe pautado pela responsabilidade social e fruto do excelente trabalho realizado pela Escola de Circo, na garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes”.

(Texto: Eliani Covem/ Assessoria da Proex)