Educação Física abre ciclo de palestras sobre exploração sexual

A apresentação de uma pesquisa sobre violência sexual envolvendo crianças e adolescentes de escolas de Goiânia aos alunos de Educação Física da PUC Goiás abriu na noite desta terça-feira (16) ciclo de palestras sobre o assunto. O evento faz parte das mobilizações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, que envolverão todos os cursos da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da instituição.
O trabalho foi desenvolvido pelas professoras do curso de Psicologia da universidade, Margareth Regina, que também é psicóloga da Escola de Circo Dom Fernando (ECDF) e Lidiane de Oliveira.

A fase da coleta de dados foi encerrada no ano passado e agora os pesquisadores estão realizando intervenções nas escolas em que questionários foram aplicados. O estudo analisou a ocorrência de vários episódios de vitimização – experiências envolvendo violência tanto no ano anterior à pesquisa e quanto ao longo da vida. Respectivamente, a violência sexual apareceu entre 31,3% e 30,4% dos 504 entrevistados, ocupando o 5º lugar entre as categorias analisadas. “É o menor percentual, mas o que mais tem chances de provocar problemas ao longo da vida”, explicou Margareth Regina.

Parceria
O diretor da EFPH, prof. Romilson Siqueira, explicou que o ciclo de palestras faz parte de uma opção política pela defesa dos direitos da criança e do adolescente. “Nenhum aluno que passa por essa escola pode deixar de debater esse tema. O professor é uma agente de mudança nessa sociedade em que convivemos todos os dias com essas situações de abuso”, refletiu.

Ele também destacou a parceria entre a Escola e o Instituto Dom Fernando (IDF) para a realização do ciclo de palestras. Segundo o assessor do IDF e pesquisador sobre o tema, prof. Rogério Araújo, hoje o Instituto promove quatro ações ligadas à temática de crianças e jovens. Duas na região Leste de Goiânia: Escola de Formação da Juventude (EFJ) e Escola de Circo Dom Fernando; e duas na região Noroeste: Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão Aldeia Juvenil (Cepaj) e Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos (Cecom).

O coordenador do curso de Educação Física, Isaías Moreira, ressaltou a importância das temáticas sociais que estão se desdobrando ao longo dos últimos anos. Além da preparação para a atuação, na visão dele, os assuntos podem ser cobrados em provas como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “Estamos conseguindo trazer para o curso uma discussão muito emergente e importante neste momento”, frisou.

18 de maio
Neste dia, em 1973, a menina Araceli Crespo, então com 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. O caso aconteceu em Vitória, no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Fotos: Geovanna Lemes

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.