Editora PUC lança 13 livros

Um total de 13 obras, frutos de processos de editoração do final de 2022 até o presente ano, foram lançadas pela Editora PUC na manhã desta sexta-feira, 1º de dezembro, na Sala de Defesas (Área 4), com a presença da Reitoria, membros da comunidade acadêmica, Arquidiocese de Goiânia e comunidade em geral.

Os livros foram escritos por docentes da PUC Goiás, ex-professores e membros do clero, sendo a maioria disponível para distribuição gratuita, alguns deles na versão e-book e com acesso aberto ao público.

“A Editora, em sua produção, é uma espécie de vitrine da universidade. Podemos fazer com que a produção literária, acadêmica e científica da PUC Goiás chegue muito longe, colocando essas produções no mundo e levar a universidade para o mundo inteiro. A importância deste momento é muito grande, pois temos colegas aqui com uma longa história de contribuição e dedicação à PUC”, pontuou o coordenador da Editora, prof. Lauro Nalini.

Reitora da instituição, a profa. Olga Izilda Ronchi destacou que a Editora é uma área estratégica que estimula a produção do conhecimento científico da universidade: “lançar um livro é sempre um momento de colher conhecimento, pesquisa, experiência e dedicação aos estudos. É uma forma de materializar e oferecer à sociedade e à comunidade acadêmica o fruto do trabalho de cada um”, refletiu.

Em seu discurso, a reitora agradeceu as equipes envolvidas no trabalho, incluindo Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa(Prope), Pró-Reitoria de Administração (Proad) e, ao fazer uma referência específica à Editora, destacou o zelo do trabalho de editoração e a qualidade das publicações produzidas.

Ao contemplar as 13 obras lançadas, a profa. Olga trouxe uma reflexão profunda sobre os diversos fios condutores que interligam cada uma delas, perpassando grandes áreas do conhecimento, entre elas, a história, antropologia, psicologia, educação, turismo, igreja, política, entre outras.

Em nome da PUC Goiás e de toda sociedade, ela agradeceu e fez uma reverência aos autores que trazem uma importante colaboração para o conhecimento científico, sócio-histórico, antropológico e para a Igreja no âmbito da Arquidiocese de Goiânia.

Autores apresentam obras

Durante o lançamento, os autores tiveram a oportunidade de fazer uma apresentação geral sobre o conteúdo de cada livro. A pró-reitora de Graduação da PUC Goiás, a profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, divulgou a obra intitulada Psicologia sócio-histórica: bases epistemológicas, categorias fundamentais e intervenções psicossociais, organizada juntamente com a profa. Maria Ignez Costa Moreira.

Dividida em três partes, a coletânea reúne pesquisas de diferentes IES brasileiras e traz uma análise sobre as bases epistemológicas da psicologia sócio-histórica, suas categorias fundamentais e um diálogo entre os referenciais da psicologia  e as políticas públicas do campo da saúde, educação, assistência social, entre outras.

De acordo com a profa. Sonia, o intuito da obra é trazer uma contribuição nacional no campo da psicologia sócio-histórica, tendo em vista que a formação dos profissionais de psicologia, décadas atrás, foi  pautada exclusivamente pelas bibliografias de autores americanos e europeus.

Ex-reitor e secretário-geral da Sociedade Goiana de Cultura, prof. Wolmir Amado, apresentou o 10º livro escrito em sua carreira, chamado Cartas pastorais dos bispos de Goyaz no período imperial e primórdios da República.

Com uma temática relativa à história do cristianismo, o livro é resultado do seu estágio de pós-doutorado em Ciências da Religião, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). De acordo com o autor, o objetivo foi apresentar as cartas pastorais escritas no século XIX e início do século XX aos diocesanos de Goyaz.

“Trabalhando durante muitos meses e anos sobre este material, percebi que se tratava de algo inédito e que valia a pena fazer algo mais abrangente, sistemático e aprofundado, que merecia ser submetido à academia e seu reconhecimento científico, surgindo esta obra”, explicou o professor.

Docente do Mestrado em História e professora do IGPA, Sibeli Viana, apresentou o livro Memórias técnicas e a concepção das peças bifaciais no planalto da região sul do Brasil: atualização teórica e metodológica de uma pesquisa científica.

Ela explicou que a pesquisa resultou de uma tese de doutorado defendida em 2005 pela profa. Sirlei Hoeltz, com quem assina o livro. Com o objetivo de trazer uma contribuição para a “longa história indígena do Brasil”, as autoras fazem uma análise de peças emblemáticas para o contexto brasileiro em termos de dimensões e tecnologia de produção, datadas em cerca de 8 a 10 mil anos antes do presente.

“Além de apresentar os esquemas de produção e de funcionamento dessas ferramentas, buscamos enfatizar a tecnologia como forma de mudar o mundo seja no passado ou no presente”, explicou.

Acesso aos livros

Como informado anteriormente, os livros estão disponíveis para leitura gratuita. Para ter acesso, basta entrar em contato com a Editora pelo e-mail: [email protected]

Lista completa dos livros e seus respetivos autores: PROPE- lançamento de livros

Fotos: Wagmar Alves