Editora PUC lança 13 livros

Um total de 13 obras, frutos de processos de editoração do final de 2022 até o presente ano, foram lançadas pela Editora PUC na manhã desta sexta-feira, 1º de dezembro, na Sala de Defesas (Área 4), com a presença da Reitoria, membros da comunidade acadêmica, Arquidiocese de Goiânia e comunidade em geral.

Os livros foram escritos por docentes da PUC Goiás, ex-professores e membros do clero, sendo a maioria disponível para distribuição gratuita, alguns deles na versão e-book e com acesso aberto ao público.

“A Editora, em sua produção, é uma espécie de vitrine da universidade. Podemos fazer com que a produção literária, acadêmica e científica da PUC Goiás chegue muito longe, colocando essas produções no mundo e levar a universidade para o mundo inteiro. A importância deste momento é muito grande, pois temos colegas aqui com uma longa história de contribuição e dedicação à PUC”, pontuou o coordenador da Editora, prof. Lauro Nalini.

Reitora da instituição, a profa. Olga Izilda Ronchi destacou que a Editora é uma área estratégica que estimula a produção do conhecimento científico da universidade: “lançar um livro é sempre um momento de colher conhecimento, pesquisa, experiência e dedicação aos estudos. É uma forma de materializar e oferecer à sociedade e à comunidade acadêmica o fruto do trabalho de cada um”, refletiu.

Em seu discurso, a reitora agradeceu as equipes envolvidas no trabalho, incluindo Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa(Prope), Pró-Reitoria de Administração (Proad) e, ao fazer uma referência específica à Editora, destacou o zelo do trabalho de editoração e a qualidade das publicações produzidas.

Ao contemplar as 13 obras lançadas, a profa. Olga trouxe uma reflexão profunda sobre os diversos fios condutores que interligam cada uma delas, perpassando grandes áreas do conhecimento, entre elas, a história, antropologia, psicologia, educação, turismo, igreja, política, entre outras.

Em nome da PUC Goiás e de toda sociedade, ela agradeceu e fez uma reverência aos autores que trazem uma importante colaboração para o conhecimento científico, sócio-histórico, antropológico e para a Igreja no âmbito da Arquidiocese de Goiânia.

Autores apresentam obras

Durante o lançamento, os autores tiveram a oportunidade de fazer uma apresentação geral sobre o conteúdo de cada livro. A pró-reitora de Graduação da PUC Goiás, a profa. Sonia Margarida Gomes Sousa, divulgou a obra intitulada Psicologia sócio-histórica: bases epistemológicas, categorias fundamentais e intervenções psicossociais, organizada juntamente com a profa. Maria Ignez Costa Moreira.

Dividida em três partes, a coletânea reúne pesquisas de diferentes IES brasileiras e traz uma análise sobre as bases epistemológicas da psicologia sócio-histórica, suas categorias fundamentais e um diálogo entre os referenciais da psicologia  e as políticas públicas do campo da saúde, educação, assistência social, entre outras.

De acordo com a profa. Sonia, o intuito da obra é trazer uma contribuição nacional no campo da psicologia sócio-histórica, tendo em vista que a formação dos profissionais de psicologia, décadas atrás, foi  pautada exclusivamente pelas bibliografias de autores americanos e europeus.

Ex-reitor e secretário-geral da Sociedade Goiana de Cultura, prof. Wolmir Amado, apresentou o 10º livro escrito em sua carreira, chamado Cartas pastorais dos bispos de Goyaz no período imperial e primórdios da República.

Com uma temática relativa à história do cristianismo, o livro é resultado do seu estágio de pós-doutorado em Ciências da Religião, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). De acordo com o autor, o objetivo foi apresentar as cartas pastorais escritas no século XIX e início do século XX aos diocesanos de Goyaz.

“Trabalhando durante muitos meses e anos sobre este material, percebi que se tratava de algo inédito e que valia a pena fazer algo mais abrangente, sistemático e aprofundado, que merecia ser submetido à academia e seu reconhecimento científico, surgindo esta obra”, explicou o professor.

Docente do Mestrado em História e professora do IGPA, Sibeli Viana, apresentou o livro Memórias técnicas e a concepção das peças bifaciais no planalto da região sul do Brasil: atualização teórica e metodológica de uma pesquisa científica.

Ela explicou que a pesquisa resultou de uma tese de doutorado defendida em 2005 pela profa. Sirlei Hoeltz, com quem assina o livro. Com o objetivo de trazer uma contribuição para a “longa história indígena do Brasil”, as autoras fazem uma análise de peças emblemáticas para o contexto brasileiro em termos de dimensões e tecnologia de produção, datadas em cerca de 8 a 10 mil anos antes do presente.

“Além de apresentar os esquemas de produção e de funcionamento dessas ferramentas, buscamos enfatizar a tecnologia como forma de mudar o mundo seja no passado ou no presente”, explicou.

Acesso aos livros

Como informado anteriormente, os livros estão disponíveis para leitura gratuita. Para ter acesso, basta entrar em contato com a Editora pelo e-mail: coordenacao.editora@pucgoias.edu.br

Lista completa dos livros e seus respetivos autores: PROPE- lançamento de livros

 

Fotos: Wagmar Alves 

 

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.