Economia e sustentabilidade na construção

Opções para obras que aliam economia e sustentabilidade pautaram a programação da Estação da Construção na Jornada da Cidadania. Localizada no piso inferior do Centro de Convenções PUC, o espaço apresenta um corredor tecnológico que expõe técnicas e materiais de construção inovadores.

Entre eles, o tijolo ecológico, feito com cal, areia, argila, cimento e água, que torna o custo final da obra mais barato, como explica o engenheiro civil Vanderlei Sobucki. “Enquanto o comum usa 12 quilos de argamassa por metro quadrado, o ecológico utiliza 2,5 quilos”, compara.

Os dois furos verticais para passagem de ar também facilitam a instalação do sistema elétrico e hidráulico da residência, explica Sobucki. Além disso, ao contrário do convencional, ele não é queimado. “O tijolo ecológico é secado à sombra”, explica, ressaltando que com essa técnica menos poluentes são emitidos no meio-ambiente.

O engenheiro informa também que o tijolo ecológico é comercializado apenas sob demanda e, embora tenha o preço por unidade mais elevado do que o tradicional – R$ 0,75 ante R$ 0,40 -, com seu uso o custo final de uma obra pode ficar até 30% mais barato.

Para quem deseja economizar na conta de luz, uma opção é a instalação de módulos de energia solar. O engenheiro eletricista Íkaro Soares apresentou aos visitantes o funcionamento do sistema. Segundo ele, com a captação da luz durante o dia é possível reduzir em até 90% na tarifa paga pelo serviço.

Além do corredor tecnológico, a Estação da Construção apresentou oficinas de desenho, mostra da produção da Escola de Artes e Arquitetura com oferta de oficinas de pintura e desenho, mostra da produção da Escola de Engenharia e oferta de serviços pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e pela Empresa Júnior da Escola de Engenharia.

Programação

A ação comunitária da PUC Goiás termina neste sábado, 26, com serviços e atividades gratuitos no Câmpus II da PUC Goiás, no Jardim Mariliza. Com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários administrativos – a PUC Goiás e seus parceiros recebem o público e mobilizam nas diversas Estações, além de participar ativamente da Feira da Solidariedade e dos Jogos Universitários.

Histórico

Criada em 2005, como Semana de Cultura e Cidadania, as 12 primeiras edições de evento ocorreram na Área 1 da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário. O formato foi ampliado e, em 2013, foi realizada a 1ª Jornada da Cidadania. A partir de 2015, em sua segunda edição, a ação comunitária passou a ser realizada do Câmpus II, no Jardim Mariliza.

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.